Na ocasião, firmou-se um acordo para qualificar profissionais que trabalham em Centros de Atendimento ao Turista de Vitória. O objetivo é ensiná-los a reconhecer e encaminhar as denúncias de violência contra crianças
O dia 18 de maio tornou-se símbolo de uma causa justa, um momento de reflexão sobre a importância de proteger as crianças e os adolescentes. Com essa frase, o coordenador geral de proteção à infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, iniciou sua apresentação durante o III Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado nesta segunda-feira (18), na capital Vitória (ES). Mais de 300 pessoas participaram do encontro e tiveram contato com iniciativas que mobilizam a sociedade civil.
Adelino reforçou a importância do programa Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo, com ações como seminários de sensibilização nos principais destinos turísticos brasileiros e divulgação de canais de denúncia contra exploração sexual infantil, como o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil, ferramentas gratuitas de iniciativa do Governo Federal que recebem e encaminham denúncias, mantendo o sigilo.
No encontro, foi firmado um acordo entre a presidente do Fórum, Patrícia Hulle; e o subsecretário de Turismo de Vitória, Felipe Correa; para que, ainda neste semestre, profissionais que trabalham nos Centros de Atendimento aos Turistas (CAT) recebam qualificação profissional, de modo que aprendam a reconhecer e orientar situações em que haja suspeita de violência sexual.
Os debates tiveram a participação de assistentes sociais e da saúde, familiares de vítimas de exploração sexual, conselheiros tutelares e pedagogos. Entre os questionamentos, vale destacar a preocupação de ajudar e saber de que maneira dialogar com uma criança vitimada.
Semana Nacional de Enfrentamento e Combate à Exploração Sexual Infantil
A participação do Ministério do Turismo em Vitória foi a primeira, de uma extensa programação. Na próxima quarta-feira (20), em Brasília, o Secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Vinicius Lummertz, participa de solenidade em alusão ao 18 de maio e da entrega do prêmio Neide Castanha, que homenageiam personalidades em destaque aos direitos humanas dos menores. No mesmo dia, Adelino Neto participa de audiência pública para debater as políticas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os níveis do turismo brasileiro, na Comissão de turismo da Câmara dos Deputados