Grand Tour da Suíça no Brasil estacionará em oito cidades do sudeste brasileiro
A gastronomia suíça chega ao Brasil acompanhando a onda dos food trucks. Para o chamado Grand Tour da Suíça no Brasil, uma Kombi vintage de 1972 foi completamente adaptada e transformada em um verdadeiro food truck suíço, que vai rodar oito cidades brasileiras servindo pratos típicos do país e levando informações sobre sua mais nova rota turística: o Grand Tour da Suíça.
O veículo vai percorrer a mesma distância dessa rota, pouco mais de 1.600 km, pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A viagem começa na capital paulista e segue para o interior de São Paulo, estacionando em Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. As paradas seguintes são em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro.
O cardápio do food truck inclui as famosas linguiças suíças, a cervela, considerada a linguiça nacional, e a kalbsbratwurst, feita de vitela, além do queijo suíço ementhal e das batatas rösti. Esses itens serão servidos no prato ou em sanduíches.
A Kombi, apelidada de Heidi, agora tem um balcão refrigerado, charbroiler, sanduicheira e forno a gás, e pode operar quatro horas sem nenhuma alimentação elétrica externa. Ela possui também um sistema completo de entretenimento, com quatro telas LCD embutidas nas janelas, DVD e alto-falantes externos. A equipe conta com um chef de cozinha com mais de 20 anos de experiência e um mâitre com dez anos de experiência.
“Os brasileiros foram responsáveis por mais de 222 mil pernoites na Suíça em 2014”, explica o diretor de mercado do Switzerland Tourism no Brasil, Adrien Genier, que destaca que o Brasil é um mercado prioritário para a Suíça. “Isso representa um crescimento anual de 7,7%, e 2015 começou com um crescimento impressionante de 41,8%”, finaliza.
As cidades pelas quais passará o food truck foram escolhidas com base nos últimos dados turísticos da Suíça, que mostraram que 63,8% dos brasileiros que visitam o país são da região sudeste, e dois terços deles são do Estado de São Paulo, não apenas da capital, mas também das cidades do interior.
O Grand Tour da Suíça é uma nova rota turística do país europeu que percorre aproximadamente 1.600 km, passando por 44 atrações, 22 lagos, 11 Patrimônios Mundiais da UNESCO, cinco vales alpinos, quatro regiões linguísticas e duas reservas de biosfera. O roteiro pode ser feito em sete dias, mas são recomendados de 10 a 15 dias para maior aproveitamento das atrações, que incluem a cidade de Genebra, os vinhedos de Lavaux, Zurique, Lucerna, entre outros.