Presidente da Embratur, Vicente Neto, recebeu o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, para discutir novas parcerias e realizar ações em conjunto para promover os produtos brasileiros no exterior
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, recebeu na manhã de hoje (23), o presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), David Barioni, com intuito de firmar novas parcerias e trocar experiências de práticas para o desenvolvimento da economia brasileira por meio da promoção turística e da exposição de produtos nacionais no exterior.
Presidente da Embratur, Vicente Neto e presidente da Apex-Brasil, David Barioni definem estratégias e parcerias futuras
“Estamos com ótimas expectativas, visando uma reaproximação com a Apex-Brasil, pois queremos realizar um trabalho em conjunto no mercado internacional. Sabemos que juntos podemos mais”, disse Vicente Neto. “Nós acompanhamos diversas ações da Agência para a Copa do Mundo de 2014, nosso intuito agora é, junto a vocês, pensar em ações para as Olimpíadas Rio 2016”, completou.
No encontro, eles falaram sobre o trabalho que é realizado por cada órgão e sobre como unir forças para pontencializar a promoção internacional do País, já que a Embratur e a Apex-Brasil fazem um trabalho semelhante de divulgação dos produtos brasileiros e de projeção da imagem do Brasil no exterior.
“Estou totalmente alinhado a vocês e penso da mesma forma. Espero já podermos, a partir de agora, criar uma agenda em comum. Identificarmos em nossos calendários internacionais quais são os mercados potenciais e que estrategicamente, para ambos os órgãos, façam mais sentido um trabalho em parceria”, ressaltou Barioni.
O presidente da Apex disse ainda que a melhor maneira de reafimar a imagem do Brasil lá fora é unir entidades do governo que já possuem uma sinergia, como Embratur e Apex-Brasil. “Já temos muito em comum e já realizamos um trabalho bastante parecido, apenas com produtos diferentes. Assim como vocês possuem os EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), também temos nossos escritórios espalhados pelo mundo e que nos auxiliam no trabalho de promoção mais completo. Inclusive, estão à disposição da Embratur”, disse ele.
Reunião marca início de novas parcerias para potencializar o trabalho de promoção internacional realizado pelos dois órgãos do governo
Na oportunidade, o presidente da Embratur destacou que o Brasil possui uma série de elementos que podem ser vinculados à promoção turística. “As feiras internacionais que o País se faz presente por meio da Embratur também são oportunidades de apresentarmos, dentro da plataforma do turismo, mais produtos brasileiros”, explicou.
Barioni ressaltou ainda que nenhum setor possui um retorno tão rápido como o turismo para a balança comercial e aproveitou o encontro para convidar o presidente da Embratur para realizar uma agenda em conjunto com Apex na abertura da Expo Milão 2015. “Vamos fechar aqui algo concreto e colocar nossas equipe em contato. Temos estudos na Agência que podem nos auxiliar a identificar os mercados potenciais para futuras ações e parcerias”, concluiu.