Segundo Hotel Price Index, britânicos e irlandeses desbancaram os russos, que foram para a oitava posição, após queda de 17% no valor médio das diárias

 

Os viajantes do Reino Unido foram os que mais gastaram em hospedagem quando estiveram no Brasil em 2014, com valor médio de R$ 445, segundo dados do mais recente Hotel Price Index (HPI), da Hoteis.com. Em 2013, os russos estavam no topo da tabela, mas um ano depois, ficaram na oitava posição, apresentando uma queda acentuada de 17%, e valor por volta de R$ 436. Outras 17 nacionalidades também desembolsaram mais por diárias de hotéis, enquanto 14 pagaram menos, em comparação com 2013.

Os norte-americanos ficaram na segunda colocação, com valor médio de R$ 444, seguidos dos australianos (R$ 443). Para completar o ranking das cinco primeiras nacionalidades, os cingapurianos foram os mais generosos entre os asiáticos, pagando R$ 440, apesar da queda de 6%, e os viajantes da Suíça aparecem com média de R$ 439.

Na América Latina, a Colômbia registrou o maior aumento, chegando a 12% a R$ 416 e ficou na nona posição. O Paraguai passou a ocupar a 18ª colocação, registrando queda de 1% para R$ 386. Em 22° lugar, apareceram os peruanos, com alta de 10% para R$ R$377, enquanto os uruguaios pagaram 6% a mais, alcançando valor médio de R$ 352. No resto da região, o México (10º) teve um aumento de 2% para R$ 413, seguido do Equador (21º), que caiu 1% para R$ 410. O Chile (17º) apresentou diminuição de 4% para R$ 387 e o Panamá (18º) subiu 1% para R$ 386.

Entre as nacionalidades que pagaram menos por diárias hoteleiras no Brasil estão os portugueses, mesmo com alta de 4%, o valor médio ficou em R$ 306 a noite. Para os espanhóis, o preço ficou em R$ 309, depois de uma queda de 7%. Os visitantes de Taiwan registraram diminuição de 3% no valor pago por diárias, atingindo valor de R$ 318.

“Tensões políticas, a queda do preço do petróleo e a desvalorização da moeda são alguns dos fatores que resultaram na queda considerável que vimos no valor pago em hospedagem pelos russos. Em muitos outros países, mesmo os que ficam nos arredores do país, como Finlândia, Bulgária e a República Checa, foi possível notar a diminuição de visitantes russos”, destacou Juan Pasquel, diretor de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.