Dados da operadora BNTour, do Uruguai, divulgados pelo jornal El Observador, mostram que a venda de pacotes para passar a Semana Santa no Brasil cresceu 20% em comparação com o ano de 2014, sendo a maioria para destinos do Norte e do Nordeste brasileiro
Cada vez mais apaixonados pelo Brasil, os uruguaios têm escolhido novos destinos brasileiros para visitar e aproveitar os feriados de 2015. Dados da operadora BNTour, do Uruguai, divulgados pelo jornal El Observador, mostram que a venda de pacotes para passar a Semana Santa no Brasil cresceu 20% em comparação com o ano de 2014, sendo a maioria para destinos do Norte e do Nordeste brasileiro.
A quantidade de feriados em 2015 potencializa a vinda de uruguaios, já que, segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo – 2014 do Ministério do Turismo (Mtur), a maioria viaja a lazer para o Brasil (75%), fica quase oito noites no País e gasta uma média de US$ 74,16/dia. Já a escolha por novos destinos do Brasil é fruto do intenso trabalho que vem sendo feito pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e demais órgãos de turismo governamentais para divulgar a diversidade brasileira.
“Somos um destino tradicional para o Uruguai, que é hoje o 5º país que mais emite turistas para o Brasil, mas eles normalmente não passavam de Santa Catarina. Hoje, com ações promocionais divulgando novos produtos turísticos, articulações para ampliar a malha aérea, e melhoria das nossas estradas, os uruguaios passam a buscar novos destinos, nas cinco regiões do País, utilizando diversas formas de acesso”, explica Vicente Neto, presidente da Embratur.
Foco no mercado – A preferência dos uruguaios pelo Brasil também foi confirmada na pesquisa realizada pela revista “Búsqueda”, em 2014. O estudo revelou que 42% dos nossos vizinhos do sul consideram o Brasil o país mais amigo dos uruguaios, enquanto outros países da América Latina ficaram em posição bem abaixo na pesquisa, como o caso da Argentina (15%), Venezuela (8%), Chile (3%) e Paraguai (3%).
Dados do Mtur mostram que, dos quase 300 mil turistas uruguaios recebidos em 2013 (número que corresponde a 10% da população do Uruguai), a maioria (87,3%) já veio para o País outras vezes e 99,2% revelaram ter a intenção de retornar.
Essa preferência dos uruguaios pelo destino Brasil traz a necessidade de diversificar a oferta brasileira. Para isso, a Embratur está trabalhando um calendário especial de ações no Uruguai, com realizações de workshops com o trade turístico, press trips com jornalistas de veículos influentes, campanhas publicitárias e ações digitais durante todo o ano de 2015, já que a maior parte dos uruguaios utilizou a internet como fonte de informação (49,1%) para planejar a viagem, segundo Anuário do Mtur.