Durante a ITB Berlim 2015, o Brasil ganhou espaço na mídia alemã. Agenda de imprensa com a Embratur contou com visitas à redações dos veículos, entrevistas no estande do Brasil e encontro com blogueiros internacionais
Ações realizadas pela área de Relações Públicas da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) renderam um bom espaço na imprensa internacional durante a ITB Berlim 2015, que aconteceu na Alemanha, de 04 a 08 de março. O trabalho incluiu agenda de imprensa, media tour (visita às redações) e encontro com cerca de 50 blogueiros do turismo alemão.
“Foi um sucesso em termos de relacionamentos com jornalistas e publicações”, disse Vicente Neto, presidente da Embratur. “A ida do Cafu reforçou a importância do esporte como plataforma de divulgação do Brasil como sede de grandes eventos esportivos. O resultado foi excepcional, pois imprensa alemã divulgou sobre o legado desses eventos para o nosso País”, explicou.
O ministro do Turismo, Vinícius Lages, falou com uma das maiores agências de notícias do mundo, a EFE. Na pauta, a preparação turística do Brasil para receber as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. O ministro falou também sobre a entrada de alemães no País e sobre o crescimento do turismo interno brasileiro.
Dentre as principais entrevistas, destaca-se a do presidente Vicente Neto à dpa, maior agência de notícias da Alemanha, que rendeu publicações em mais de 24 veículos alemães. Dois dos maiores veículos do país, Die Welt and Berliner Morgenpost falaram sobre o Brasil como destino turístico e sobre a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em 2015 e Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.
Com a dpa, o presidente falou sobre a melhoria na infraestrutura brasileira e como isso servirá de legado para os viajantes após os grandes eventos esportivos. Vicente Neto informou à dpa que para a Copa 2014, foram adicionados cerca de 100 mil leitos de hotel e que para os Jogos Olímpicos no próximo ano cerca de 380.000 turistas são esperados. Ele ressaltou que as Olimpíadas serão realizadas no Rio de Janeiro e disputadas em mais cinco locais. Assim, os turistas podem conhecer outros lugares no Brasil
“Mais de 400 cidades foram visitadas por estrangeiros durante e logo após a Copa do Mundo ", disse Neto. Ele ressaltou ainda que dos países europeus, a Alemanha é o principal emissor de turistas. “Durante a Copa, 35 mil alemães visitaram o Brasil. Este ano, os Jogos Mundiais Indígenas são mais uma oportunidade para que os turistas de outros países nos visitem. Serão 40 etnias indígenas de 22 países”,disse ele à dpa.
Brasil também esteve em outras publicações de renome como touristik aktuell, fvw (Touristik & Business Travel) e der Tagesspiegel.