São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são os destinos mais requisitados pelos profissionais. O gasto médio dos estrangeiros que visitam o país é de US$ 102 por dia, quase o dobro dos US$ 68,55 dos que viajam a lazer

 

O segmento de viagens corporativas cresceu 14,5% no ano passado, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O aumento é uma boa notícia para o Brasil já que o turismo de negócios movimenta o mercado de hotéis, o comércio, e atrai investimentos para o país. 

Levantamento da Abracorp mostra que foram emitidos 13,1 milhões de bilhetes aéreos para viagens nacionais e internacionais. Com isso, o setor aéreo nacional movimentou, em 2014, mais de R$ 6,5 bilhões, o que representa um incremento de 22% se comparado ao verificado em 2013. O valor médio das passagens foi de R$ 571.

Juntas, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam quase metade (49%) da preferência dos viajantes, seguidas por Brasília (10%), Belo Horizonte (8%), Salvador (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%), Recife (5%), Campinas (4%) e Fortaleza (3%). A pesquisa mostra também que o segmento de locação de automóveis registrou crescimento de 3,2% no total de diárias (1,48 milhões).

Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre os estrangeiros que visitam o Brasil, 25% o fazem em busca do turismo de negócios. O gasto médio desses estrangeiros no país é de US$ 102, por dia, contra US$ 68,55 entre os que viajam a lazer. 

Em 10 anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados da ICCA, associação internacional que representa o setor, entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, com um salto de 22 para 54. Segundo o ranking mais recente, o Brasil permanece entre os 10 países que mais recebem congressos e convenções associativas.