Com a chegada do verão, o turismo em Sergipe ganha impulso. Neste 2024, com a alta temporada, já é possível notar turistas de vários estados lotando significativamente hotéis, bares e restaurantes. Na outra ponta da cadeia turística, na qual microempreendedores e vendedores ambulantes atuam, eles apontam que o aquecimento também tem sido considerável.
Na Orla da Atalaia, principal ponto turístico de Aracaju, o microempreendedor Aislan Arre Moura é proprietário de um quiosque de sucos, água, vitaminas e smoothies, entre outras bebidas, alimentos e o carro-chefe nas vendas, a água de coco. Morador de Aracaju há cinco anos, o mato-grossense de Cuiabá afirma que, apesar de ainda ser início de 2024, já é possível perceber que houve um aumento no volume de vendas na barraca, em relação ao mesmo período em 2023.
Na opinião dele, até o final da alta temporada, as vendas devem aumentar ainda mais. “Em comparação ao ano passado, até agora, houve crescimento dobrado. Por causa disso, tive que aumentar em 100% o número de pessoas me ajudando na barraca”, revela.
De acordo com Aislan Moura, o aumento da quantidade de pessoas que frequentam a Orla da Atalaia é indiscutível. “Temos a certeza absoluta de que a evolução é grande neste momento. Percebo o trabalho que tem sido feito pelo Governo do Estado para atrair mais turistas, que estão tendo acesso mais facilitado a Sergipe”, avalia.
Na análise do secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a vinda expressiva de turistas é fruto das inúmeras ações realizadas para a promoção do Destino Sergipe nos mercados emissores. Em 2023, o governo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participou de feiras nacionais em diversos estados e realizou road shows pelas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, mostrando os atrativos turísticos sergipanos e divulgando o verão de 2024. “O resultado de todo esse trabalho pode ser confirmado pelo aumento no fluxo de passageiros no aeroporto de Aracaju, pela ocupação nas redes hoteleira e de bares e restaurantes, e pela movimentação na economia informal, que já é evidente. Acredito que, até o final do verão, teremos muito mais a comemorar”, indica.
Vendas em alta
A vendedora ambulante Elizia de Cássia de Santana também foi otimista ao fazer uma avaliação sobre as vendas na estação mais quente do ano em 2024. Segundo a pernambucana, que mora em Sergipe há 19 anos, dos quais 15 foram de trabalho diário na Orla da Atalaia, o aumento nas vendas de chapéus, biquínis, bolsas, cangas, baldinhos, entre outros produtos, foi de 70%. “Este ano, está muito melhor do que o ano passado. Nosso estado está sendo bastante divulgado, o que atrai mais turistas. O nosso governador está arrasando”, avalia.
Vendedor ambulante há 13 anos, o sergipano Tiago Jucelino Barbosa dos Santos trabalha na Orla da Atalaia desde os 20. Em geral, leva o carrinho dele para a frente do Oceanário de Aracaju, onde aproveita a entrada e a saída de visitantes e turistas para vender coco, água, cerveja e outros produtos. Experiente no ofício, ele notou, também, que, neste verão, as vendas estão melhores do que no mesmo período do ano anterior. “Posso dizer que já tive um crescimento de uns 10% entre dezembro e janeiro, especialmente depois das festas de fim de ano”, comenta.
Para o taxista Fernando dos Santos Rocha, o verão de 2024 chegou para impulsionar os atendimentos a visitantes e turistas no estado. Em atividade há 40 anos, o experiente profissional confirma que o movimento de janeiro deste ano já tem sido bem maior em comparação a 2023. “Estou achando que está muito melhor, porque vejo todo mundo trabalhando. Como não tem aula, as crianças estão de férias, o pessoal vem para Sergipe, passeia, vai à Praia do Saco, à Lagoa dos Tambaquis, à Orla Pôr de Sol. Estamos todos trabalhando, tanto taxistas quanto motoristas de aplicativo. Todo mundo está ganhando”, observa.
Baiano de Juazeiro, Robério Ferreira da Silva é veterano em visitas a Sergipe, e também tem notado uma movimentação maior neste verão de 2024. Em Aracaju pela quarta vez, ele e a esposa Uilma Silva trouxeram os filhos para passarem uma semana na capital sergipana para aproveitar as férias escolares de Miguel, de 11 anos, e do pequeno Ryan Arthur, de cinco. “Vim aqui outras vezes em excursões. Este ano, viemos de carro próprio. Estamos hospedados em um hotel aqui próximo, que está lotado, e estamos sendo muito bem-atendidos. Desta vez, a gente está aproveitando para ir a outros locais que não conhecia ainda. Gosto muito de Aracaju. Recomendo que as pessoas venham conhecer esta cidade, conhecer Sergipe, porque aqui é muito lindo”, declara.