Pesquisa revela potencial do segmento no país
Com um litoral de 7,4 mil km, o Brasil tem um grande potencial no que diz respeito aos cruzeiros marítimos. Tanto que 88,8% da população brasileira é favorável ao estímulo do estado para criação de portos com capacidade para chegada de cruzeiros marítimos. Os dados são resultado de uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo que ouviu duas mil pessoas em todo o Brasil.
As regiões Sul e Nordeste se destacam no apoio à iniciativa: 91,2% e 90,6% respectivamente. Não à toa, são as regiões com maior potencial para ampliar o número de destinos que recebem os grandes navios. No Sudeste, a medida é apoiada por 89%, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste a aprovação fica na casa dos 83,8%.
Para debater os grandes temas de interesse do setor, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) promove nesta quarta-feira (30), em Brasília, o seminário “Cruzeiros Marítimos: o momento é esse”. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou da abertura do evento que debaterá questões relacionadas à praticagem, regulação e trabalho a bordo.
“Temos uma costa linda e repleta de atrativos para os mais vários tipos de viajantes, mas precisamos aproveitar melhor esse potencial. Mesmo em um cenário de retração, o setor de cruzeiros marítimos contribuiu com R$ 1,911 bilhão na economia brasileira na temporada 2015/2016”, afirmou o ministro Marx Beltrão.
Fonte: MTur