Estudo feito pela Amadeus mostra dados de levantamento sobre cenário de viagens corporativas na região, realizado durante 2014, em parceria com a Comcomitance
O orçamento para viagens corporativas das empresas na América Latina aumentou em 32% em comparação com o ano anterior, segundo estudos realizados em 2014. Os dados são da Amadeus, parceira tecnológica líder para a indústria global de viagens, em parceria com a Concomitance, empresa especializada em pesquisas, após um levantamento com empresas locais para entender o cenário das viagens corporativas na região.
Segundo a pesquisa, o motivo que mais leva corporações a aumentar o orçamento é o desenvolvimento do mercado e da empresa. Dentro deste cenário, 75% do orçamento da viagem é destinado a passagem aérea e hospedagem. Para o Brasil, a porcentagem é ainda maior (78%). Mais da metade das empresas – 51% – considera os gastos com viagem uma importante contribuição para o desenvolvimento do negócio. Se considerarmos só o Brasil, essa taxa sobre para 55%.
E são diversos os motivos para este tipo de viagem: de acordo com os pesquisados, 52% das empresas visa conquistar novos clientes ou manter os clientes já existentes. Também entram na lista: organização interna (17%), visitas a fornecedores (12%), reuniões e eventos do setor (11%), e eventos corporativos internos (7%).
Hoje em dia, somente 56% das organizações tem controle completo de suas despesas, e 40% das organizações dá total ou quase total autonomia para seus viajantes, o que muitas vezes dificulta a previsão e controle de custos. Para o futuro, as principais prioridades na área de viagens nas empresas são:
- Melhorar controle de custo (73%)
- Ter uma visão ampla dos gastos (50%)
- Melhorar a proteção e a segurança dos viajantes (44%)
“A tendência de expansão da área de atuação de empresas na América Latina reflete diretamente no crescimento e desenvolvimento do mercado de viagens corporativas na região. Agora, a maior preocupação das empresas é aperfeiçoar a organização do orçamento dedicado a gestão e controle de custos com essas viagens. A Amadeus está pronta para ajudar as empresas nesses desafios para construirmos juntos o futuro das viagens também no segmento corporativo”, diz Augusto Ohashi, Head de Contas Globais e Corporações da Amadeus para a América Latina.
A pesquisa entrevistou gestores da área de viagens corporativas de 480 organizações, de todos os tamanhos e setores da economia. Dentre os entrevistados, 240 eram do Brasil, 80 do México, 80 do Chile e 80 da Argentina.