Páscoa é um dos principais feriados para Foz do Iguaçu no quesito turismo; São esperados 25 mil turista; no ano passado, o parque recebeu 39,7 mil
O feriado de Páscoa, que tradicionalmente é o melhor no quesito turismo para Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, será diferente este ano. A ocupação dos hotéis da região caiu e consequentemente também será menor o número de visitantes nas Cataratas do Iguaçu. Para esta Sexta-feira Santa (3), são esperadas 15 mil pessoas - em todo o feriado 25 mil turistas devem passar pelo local.
Entre os fatores que contribuíram para esta redução estão a alta do dólar e as dificuldades econômicas vividas pelo Brasil e também pelo país vizinho, a Argentina. Para os argentinos há ainda mais um complicador. Os turistas precisam pagar uma taxa referente a 35% do valor gasto no Brasil ao cruzarem a fronteira.
O nível de ocupação dos hotéis neste ano, de acordo com levantamento feito pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), ficou em 61%.
Cenário diferente do registrado em 2014, quando a taxa de ocupação na cidade atingiu 92%.
Na última Páscoa, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 39.765 visitantes.Vale destacar que no ano passado o feriado prolongado teve quatro dias.
Mesmo assim, a direção do parque se preparou para receber apenas nesta Sexta-feira Santa (3) 15 mil turistas. O gerente da concessionária que administra o espaço Adélio Demeterko foram acionados funcionários e ônibus extras, além do horário estendido do parque.
Os portões do atrativo serão abertos uma hora mais cedo, às 8h, nos três dias do feriado de Páscoa, e fechados às 17h.
Créditos: G1 PR e RPC Foz do Iguaçu