Empresas que estarão no 18º Rio Boat Show falam do interesse fora do país e como a alta do dólar ajuda essa fase
O Rio Boat Show, considerado o maior salão náutico da América Latina, acontece de 26 a 31 de março no Riocentro, apresentando atrações, lançamentos e também novidades de estaleiros de todo Brasil. Um dos destaques desse ano será do estaleiro catarinense, Schaefer Yachts, que fechou um acordo de uma nova unidade fora do país.
A instalação do estaleiro será em Busan, segunda maior cidade da Coreia do Sul, com prazo de até 18 meses para iniciar a produção de lanchas a partir de 30 pés (aproximadamente 10 metros de comprimento). A Schaefer Yachts, sediada em Florianópolis, com 23 anos de mercado, fabrica lanchas e iates entre 30 e 80 pés.
“Começaremos fabricando a Phantom 303 e ano a ano evoluiremos nos modelos, até produzirmos o iate de 83 pés (Schaefer 830)”, informou o empresário Marcio Schaefer. No Brasil, o preço médio de uma 303 é de R$ 400 mil, porém na Coreia do Sul será pelo menos 25% mais baixo, por conta de menor carga tributária e da competitividade da economia daquele país.
“O convite é um reconhecimento mundial da expertise brasileira no segmento”, resumiu Pedro Odílio Phellippe, diretor-industrial da Schaefer Yachts. O mercado também está mais receptivo às exportações: até 2008, dois meses da produção do estaleiro catarinense era destinado ao mercado europeu, mas o cenário retraiu pela valorização do Real nos últimos anos. “Com o dólar forte, nossa presença no exterior será retomada”, disse Phellippe.