Um balanço anual do uso do American Express GlobalTravel Card revela perfil de gastos de brasileiros no exterior
Desde seu lançamento em março de 2011, O American Express GlobalTravel Card já foi utilizado por brasileiros em mais de cem países, principalmente nos Estados Unidos, Itália, Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Argentina. Atualmente, a base é composta por 64% de cartões em dólar, 30% de cartões em euro e 6% de cartões em libra esterlina. Há grande concentração de gastos no varejo, estadia, restaurantes e saques em caixas eletrônicos.
Com base no desempenho do cartão nesse ano, a American Express identificou dois tipos de perfis predominantes de viajantes brasileiros: o comprador ávido e o viajante familiar. O comprador ávido são 56% dos Associados e utilizam a maior parte dos fundos do Cartão em compras no varejo. Em segundo lugar está o viajante familiar, que hoje representa 28% do total da base, dividindo os gastos em compras no varejo, estadia e restaurantes. No varejo, os viajantes investem mais na compra de produtos eletrônicos, seguidos por artigos de vestuário e objetos pessoais.
Já os destinos mais visitados entre os Associados que utilizam o American Express GlobalTravel Card nos Estados Unidos, o destaque é Orlando, Miami, seguidos por New York e Las Vegas. Na Europa, a cidade de Roma é a mais visitada, em seguida aparecem Lisboa, Paris e Barcelona.
“As vendas do American Express GlobalTravel Card vem superando todas nossas expectativas. Desde o lançamento já quadruplicamos a nossa previsão de vendas para 2011. O produto foi muito bem aceito pelos brasileiros, que perceberam que o Cartão representa a forma mais inteligente para levar dinheiro para o exterior com vantagens e benefícios exclusivos, muito além de qualquer outro meio de pagamento. O aumento dos gastos dos brasileiros no exterior, que de janeiro a setembro foi de R$ 16.059 bilhões, valor 40% superior ao do mesmo período de 2010, representa uma grande oportunidade de crescimento para o American Express GlobalTravel Card, que tem como uma das suas principais vantagens, a ampla distribuição na rede bancária”, explica Rose Del Col, vice-presidente das Américas para Produtos Pré-Pagos da American Express.
Rose ainda explica como os viajantes podem se programar para conseguir uma melhor taxa de câmbio na compra de moeda estrangeira. “Com a proximidade das férias de final de ano, os brasileiros têm a opção de antecipar a compra de moeda estrangeira no Cartão, podendo escolher a melhor data para fechar o câmbio para garantir um melhor planejamento e controle dos gastos. Após a compra do Cartão, o Associado não fica sujeito às variações cambiais uma vez que a taxa de câmbio é fixada no momento da aquisição ou recarga do Cartão”.