Acordo pretende facilitar financiamentos; investimento é de R$ 100 milhões
"Esse ato significa que o projeto é pra valer. Se vocês empreendedores têm a ideia, a gente tem o dinheiro". Assim, João Batista Trindade, superintendente do Banco do Brasil, anunciou a assinatura do convênio entre Banco do Brasil e Governo do Pará por meio do qual ambos, representados pela Paratur (Companhia Paraense de Turismo), vão potencializar o desenvolvimento do turismo no Estado por meio de linha de financiamentos da ordem de R$ 100 milhões.
No ato, o superintendente do BB assinou a liberação de financiamentos para dois empresários do turismo, um ligado à hotelaria e o outro ao transporte turístico, tendo como testemunha a governadora Ana Júlia Carepa.
Os recursos serão destinados ao financiamento de empreendedores das mais diversas atividades ligadas ao turismo, desde os de pequeno porte aos de grande porte, assim como para o municípios — que poderão custear obras de infraestrutura. "Pode financiar as estruturas viárias dos municípios, melhorando o acesso aos pontos turísticos. Precisamos, em parceria com a Seir (Secretaria de Estado de Integração Regional), acessar estes recursos", disse João Batista.
A governadora comemorou a assinatura do convênio citando indicadores turísticos do Ministério do Turismo. "Ano passado vieram ao Pará 55.366 mil turistas estrangeiros, um acréscimo de 3,8% comparado com 2008. Esse crescimento gerou taxa de ocupação de rede hoteleira de 56,8%, o que é muito bom", comentou. "O turismo faz parte da estratégia do desenvolvimento do Estado do Pará", complementou Ana Júlia, citando os grandes investimentos na industrialização do Estado como determinantes para o crescimento do setor de turismo.
Luiz Souto, presidente da Paratur, lembrou o grande número de empregos gerados direta e indiretamente pelo turismo. "Em 2009, o mercado do turismo no Pará registrou total de 80.478 empregos gerados, sendo 20.119 diretos e 60.359 indiretos, um índice 3,04% a mais do que em 2008". Este acréscimo da quantidade de turistas no Estado representou a injeção de mais de R$ 860 milhões na economia paraense.
Dentre as regiões mais visitadas estão o oeste do Estado, e a Ilha do Marajó. A governadora citou como exemplo da importância dessas regiões um fato ocorrido na abertura do XV Congresso Amazônico. Um dos palestrantes, médico francês expert em transplantes de fígado, colocou como condição para ministrar palestras no evento a possibilidade de conhecer a Ilha Marajoara.
A Paratur tem se empenhado na divulgação dos atrativos naturais do Estado com ações como as Press Trips, nas quais jornalistas nacionais e internacionais visitam o Estado para posterior divulgação. Um dos destaques foi a série de três reportagens de página inteira realizada pelo jornal francês "Le Monde". Ainda foram promovidos 115 famturs — viagens de familiarização para operadores turísticos.
Com os recursos captados junto ao MTur e à Embratur, a Paratur produziu folhetos, mapas turísticos, DVD´s e catálogos promocionais em cinco idiomas, além de realizar inserções publicitárias em revistas especializadas em turismo, com encartes e edições especiais de alcance nacional e internacional.