Robôs, inteligência artificial, sustentabilidade e ferramentas de autosserviço estão entre as apostas para conquistar e fidelizar clientes através do atendimento

Em tempos de maior concorrência, avaliações on-line e públicos mais exigentes, como os hotéis e centros de hospedagem, incluindo as guest houses, podem não só atrair, mas encantar clientes? Em busca da resposta, que contempla uma série de soluções, de tecnologia a serviços, todas voltadas para hospitalidade, milhares de profissionais compareceram à 60ª Equipotel, evento referência no setor, para conhecer novidades e fazer networking e negócios.

“Estamos orgulhosos de reunir tantos expositores, referência para o mercado, e visitantes, que buscam otimizar experiências e trazer maior conforto aos clientes, fazer da edição de 60 anos uma celebração da história e uma conexão com o futuro. Muitos negócios serão desenvolvidos no pós-feira, mas é no pavilhão que a química acontece com maior força. Foi incrível presenciar uma virada de chave no setor, que pode continuar contando com a Equipotel por muitos anos, com certeza”, diz Daniel Pereira, gerente do evento.

O sucesso deste ano não só consolidou a feira como uma das mais antigas do Brasil, testemunha de importantes transformações sociais, mas também uma vitrine de tendências que balizam as decisões da indústria nos meses seguintes. É na exposição que restaurantes, spas, academias, bares, meios de hospedagem, entre tantos outros segmentos buscam inspiração para impulsionar operações. A realização em setembro, inclusive, é estratégica para o retrofit dessas empresas pensando na alta temporada (dezembro/janeiro).

Tecnologia, acessibilidade e sustentabilidade

Já pensou em ser recebido por robôs nos centros de hospedagem e resolver questões que vão do registro à agenda de serviços? A era das máquinas como suporte do trabalho humano vem avançando na hotelaria. A tecnologia foi o foco da Pluginbot, que levou modelos que funcionam como concierge, atendimento a distância e até enfrentam situações de risco, como investigações de vazamento de gás, por exemplo.

Em acessibilidade, a Box Acessível mostrou uma solução que permite a entrada completa da cadeira de rodas na área de banho e ainda coleta a água utilizada. Na parte de sustentabilidade, a Topema Innovations apresentou suas eco recicladoras, equipamentos que permitem a redução de resíduos orgânicos em até 90% do volume. Mais detalhes sobre essas e outras soluções de destaque na edição podem ser conferidos no press kit digital.

Números do Evento

Em relação ao público, a Equipotel, refletindo o movimento positivo do setor turístico e dos meios de hospedagem, também volta a conquistar patamares equivalentes aos do período pré-pandemia. Nesta edição, foi registrado um total de 20.255 visitantes únicos nos quatro dias, número 15% superior ao registrado em 2022.

A qualificação do público foi outro destaque. Do total de participantes, 62% eram tomadores de decisão ou responsáveis por compras, 36% ocupavam cargos de liderança e 6% tinham verba programada para uso na feira. Sobre as regiões de origem, 81% são do Sudeste, 6% do Nordeste, 7% do Sul, 4% do Centro-Oeste e 2% do Norte. O evento também recebeu profissionais de todos os países da América Latina, França, Reino Unido, República Tcheca, China, Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos da América, Canadá e Portugal.

Se o número de visitantes cresceu, o de marcas expositoras também. Foram mais de 350, cerca de 10% acima da edição de 2022. Com um forte trabalho de inteligência apoiado por tecnologias de conexão, o número de leads foi de 46.887. O público qualificado foi base para encontros de negócios produtivos em espaços como Conecta Club, Encontro Corporativo de Compras FOHB e Rodada de Negócios de Alimentos & Bebidas.

Conteúdo e experiências

 As atualizações profissionais foram intensas. A programação contou com 145 horas de apresentações e palestras disponibilizadas em onze espaços de conteúdo. Pelo sexto ano, o Congresso Nacional de Hotéis, o CONOTEL, aconteceu dentro da Arena da Hospitalidade, mas o público também pôde conferir abordagens sobre os temas mais atuais de mercado no Workshop de Governança Hoteleira e em diversas outras atrações. Além das outras arenas que também ofereceram conteúdo, por exemplo, como o Motel Xperience, Escola de Hoteleiros, o Espaço Gastronômico – em parceria com o SENAC, a área Hospitality Trends, a Arena Tech, HSMAI Innovation, o Hotel que Respira e a Maratona da Hospitalidade.

A edição também foi palco da maior experiência imersiva já realizada no evento: a Inn House Experience. Uma guest house foi montada com 300 m2, com espaços como recepção, cozinha com bar, cômodo adaptado para home-office, lounge e jardim. O projeto, desenvolvido a partir de uma imersão dos organizadores na Equipotel de Paris, contou com palestras como “Do 0 ao Milhão com sua guest house”; “Bem-estar na hotelaria através da neuroarquitetura”; e “Inn House – Transformando anfitriões em empreendedores de sucesso”, e outras. A concepção teve as assinaturas da Brazil Sales, da arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, da MDF Technology e da Marcenaria Show. 

A interatividade também ganhou destaque com as indicações do Selo de Hospitalidade 2023. A tradicional ação novamente possibilitou ao público identificar novidades que atendiam critérios como inovação, redução de custo, funcionamento, design e de menor impacto ambiental, como a embalagem Vegano Plus, lançamento da Harus, que traz vantagens como ser sustentável, biodegradável, e foi desenvolvida para recebimento de refil em sachê papel certificado. O produto integra as soluções de amenities desenvolvidas pela empresa.

Depoimentos

A edição de 60 anos foi simbólica e muito comentada por expositores e visitantes. Sobre o movimento, por exemplo, Thiago Guilherme Santin, CEO da Blitz Software disse: “foi mais movimentado que em anos anteriores. Conseguimos fechar negócios e guardar contatos para fechamento posterior”. Já a Tec Toy destacou a visibilidade para o público qualificado: “nosso espaço de totens para check-in e checkout automatizados chamou bastante a atenção”, comentou Juliete Correia, diretora comercial da empresa. A App Sistemas, a Di Pratos, a Komeco e a Plumatex também deixaram suas impressões. Os depoimentos completos dos participantes estão disponíveis no link: https://shre.ink/ngKK.

Entre as marcas que compuseram o pool de expositores, é possível citar: Döhler, eeCoo, Wier, OXTREAT, Raízen Power, Castor, Ortobom, Alloy Iluminação, App Sistemas, Altenburg, ASSA ABLOY Global Solutions, Camesa – Hotel Selection Professional, Colortel, Dayhome Food Service, Eco Flame Garden, Euro On Demand Colchões por Assinatura, Frutmel Alimentos Personalizados, Girbau Beyond Laundry, Grosfillex, Harus Soluções em Hospitalidade, Hoteleads, Hotelflow, Komeco, Mobly, Móveis Delucci, Nonius e outras.

O resultado da edição consagra a trajetória de 60 anos construída pelo evento, que tem acompanhado o avanço e as transformações de mercado e conquistou seu espaço como importante encontro profissional na América Latina para apresentação de inovações, produtos, tendências e fomento de parcerias e negócios.

A próxima edição já tem data. A RX, organizadora do evento, anuncia que a Equipotel 2024 será de 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte.

Sobre a Equipotel

A Equipotel, é referência de hospitalidade na América Latina por concentrar uma vasta oferta de produtos e serviços em um só lugar, com ampla programação de experiências e conteúdo qualificado para os visitantes da feira. Em 2023, a feira completou 60 anos, valorizando a pluralidade do nosso povo, que carrega em seu DNA a arte de receber e servir bem em todas as suas formas. Para mais informações, acesse aqui. https://www.equipotel.com.br/ 

RX

RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.

RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesess www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.