Data será considerada a Black Friday da hotelaria
Há algum tempo o setor hoteleiro está em busca de soluções para aumentar as vendas diretas e reduzir a dependência de intermediários. Pensando nisso, foi idealizado o Dia Nacional das Reservas Diretas.
O Dia Nacional das Reservas Diretas será uma ação nacional de conscientização de consumidores de todo o país sobre os benefícios de reservar direto com os hotéis, mesmo que comparem as opções nas agências de viagens online (OTAs).
No dia 15 de setembro, ou durante toda a semana, hotéis do Brasil que participarem da ação oferecerão descontos de pelo menos 15% em relação às OTAs nos canais de venda direta para tornar a data uma verdadeira Black Friday da hotelaria.
Hotéis de diversos estados brasileiros já se inscreveram na iniciativa. Já são mais de 40 hotéis inscritos em menos de um mês de lançamento do projeto. A meta da organização é atingir pelo menos 200 hotéis participantes em todo o Brasil neste primeiro ano, e levar a mensagem da ação para mais de um milhão de viajantes.
Rodrigo Teixeira, sócio da Infotickets Hotel Marketing e um dos organizadores do projeto, aponta que “não se trata de combater as agências de viagens online, afinal elas são parceiras indispensáveis na estratégia de distribuição hoteleira. O objetivo é fortalecer os canais de venda direta, pois se nada for feito muitos hotéis ficarão 100% dependentes de um ou dois canais em breve, o que é muito perigoso”.
Por sua vez, Rodrigo Canto, diretor de marketing e vendas do Grupo Pam de hotéis do Rio de Janeiro, afirma que o Dia Nacional das Reservas Diretas é um grande “grito” de liberdade da hotelaria em geral. “Nunca pagamos tanto para intermediação de nossos negócios e quando analisamos o padrão de parceria que as OTAs desenvolvem com o mercado hoteleiro, percebemos que não se trata de uma cooperação favorável para o nosso segmento, pois mais de 80% dos produtos disponíveis para vendas no Rio de Janeiro, por exemplo, já são de apartamentos individuais”.