Reservas, atendimento e tira-dúvidas serão resolvidos em conversa personalizada
O Grupo Enotel lança hoje (2) uma plataforma de comunicação que dará mais agilidade e praticidade na troca de informações com os clientes. O grupo é o primeiro da América Latina a utilizar uma assistente virtual (bots) para conversar com hóspedes e clientes. O contato poderá ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para utilizar esta funcionalidade, o usuário, ao entrar no messenger do Facebook do Grupo Enotel (@GrupoEnotel), poderá interagir com a Enotela, o robô do hotel, e tirar a dúvida pretendida. A inteligência virtual irá varrer uma grande quantidade de dados e, em segundos, dará a resposta que o cliente está esperando. A ferramenta é capaz de descobrir em que país está sendo contatado e responder naquele idioma.
Os bots são robôs que atuam no relacionamento com o cliente de forma quase autônoma. Poderá ser utilizado em qualquer plataforma com acesso à internet. Eles são nutridos com mensagens automáticas, com respostas personalizadas de questões recorrentes, brincadeiras e uma infinidade de dados para responder exatamente à pergunta que foi realizada.
Com a medida, o Grupo Enotel quer revolucionar o relacionamento com o cliente por meio de ferramentas digitais. “Iremos dar agilidade e facilitar a comunicação, inclusive para aqueles que não têm familiaridade alguma com aplicativos ou buscas na internet”, destaca Regina Biondi, diretora comercial do Grupo Enotel.
Segundo a E.Life, empresa responsável pela instalação do bots, “já durante a semana de implantação da assistente virtual, nota-se um crescimento de 50% no volume de interação dos usuários”. A E.Life é uma consultoria global especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento digital.
Os bots não irão substituir o contato humano. O cliente terá a opção de conversar com um atendente, caso assim deseje, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Quando já hospedados, os clientes poderão tirar dúvidas operacionais dos hotéis, horários de funcionamento dos restaurantes e atividades de lazer. Para os clientes que ainda não estão hospedados, a Enotela poderá efetivar reserva e tirar uma infinidade de dúvidas sobre a hospedagem. Com a instalação, o Grupo Enotel estima aumentar em 30% a interação virtual e o número de reservas. E estima reduzir em 40% o esforço humano, além de aumentar em 300% o número de mensagens recebidas.