Desde sua oferta pública inicial, em 1996, é a segunda vez que a companhia foi convidada a participar do Iberia Index
A partir de 8 de agosto, a Meliá Hotels International, companhia hoteleira líder na Espanha, participará do Ibex 35, índice de empresas com os maiores níveis de liquidez na Espanha. Essa decisão segue a saída da construtora FCC e resulta de uma extraordinária análise conduzida pelo Comitê Consultivo Técnico e publicada pela Comissão Nacional Espanhola do Mercado de Valores.
Com uma capitalização de mercado de aproximadamente € 2,4 bilhões, a Meliá Hotel International retorna ao índice mais importante da bolsa de valores da Espanha. As companhias presentes no índice obtêm maior visibilidade no mercado, assim como acesso a fundos de investimento TIER I e fundos ligados ao índice Ibex.
Os eventos que permitiram à companhia presidida por Gabriel Escarrer o retorno ao Ibex 35 incluem melhora na liquidez das ações, baseada em um aumento no capital e no free float, que foram possíveis graças à consolidação do balanço patrimonial da empresa e ao progresso estável das questões financeiras ao longo dos últimos anos.
Além disso, o compromisso da companhia com um modelo de negócios asset-light, com um nível menor de alavancagem, e a performance exitosa do negócio hoteleiro, baseado numa estratégia bem-sucedida de reposicionamento de produtos, a diversificação significativa de seu portfólio internacional de hotéis e tendências positivas no turismo mundial significam que a Meliá Hotels International ainda tem um potencial substancial para melhorar a sua performance na bolsa de valores.
Com essa nova adição, o setor de turismo, um dos mais prósperos e dinâmicos da Espanha, passa a fazer parte do índice mais importante da bolsa do país.