A aquisição da Starwood pela Marriott vai mudar significativamente a indústria hoteleira.
A recente pesquisa da Carlson Wagonlit Travel (CWT), lançada ontem, mostra que compradores de viagens corporativas precisam começar a pensar sobre suas implicações e planejar o que mudará em seus programas de viagens.
Scott Brennan, CWT EVP and Head of Global Supplier Management, disse, “Consolidação na indústria de hotéis não é algo novo, mas a união Marriott/Starwood mudará a maneira de comprar e vender viagens corporativas. Todos devem analisar cuidadosamente o que isso significa para negociações de acordos de viagens corporativas”.
Em 14 das top 20 cidades no mundo, o novo grupo hoteleiro terá aproximadamente um terço de todos os quartos disponíveis, aumentando para a metade em algumas localidades. Além disso, a análise da CWT sugere que a Marriott, mais que qualquer outra rede, optou por não fazer parte de processos de RFP (Request for proposals) de viagens corporativas.
Brennan continuou, “As implicações são potencialmente grandes. Consideramos que o novo grupo Marriott/Starwood terá grande influência no Mercado, o que pode alterar a forma como quartos corporativos são vendidos e comprados. Ainda não sabemos o impacto total, pois o grupo não estará consolidado a tempo para as negociações deste ano.
Outra consideração é a conformidade com políticas de viagem. Uma das melhores ferramentas de negociação para compradores de viagens é a conformidade, pois pode levar ao aumento de volume para propriedades preferenciais. Todavia, a análise da CWT mostra que 22% dos gastos não conformes (fora da política de viagens), está com a Marriott e 9% está com a Starwood.
Brennan ainda diz, “De acordo com a Pesquisa de 2015 da GBTA (Global Business Travel Association) com gestores de viagens corporativas, programas de fidelidade de cadeias hoteleiras são uma das razões fundamentais para gastos não conformes com hotéis. Ainda não sabemos o que acontecerá, caso haja mudança, com o programa de fidelidade da Marriott e da Starwood. Mas, o que quer que aconteça, o novo grupo já responde por uma grande parcela de gastos não conformes”.
“A combinação da nova parcela de mercado da Marriott e o poder de atração de seu programa de fidelidade, significa que estará em uma forte posição. Afinal, o volume conduz a discussão na indústria hoteleira. Além disso, aonde um player do tamanho da nova Marriott for, outros o seguirão.”
Brennan conclui, “Nosso conselho é iniciar o planejamento agora para as negociações de seu programa de viagens. Quanto mais preparado você estiver, melhores acordos você será capaz de conseguir”.
A CWT sugere aos compradores de viagens corporativas tomarem quatro atitudes para começar a construir sua posição de negociação:
1. Avaliar mercados-chave: olhe para a parcela das top cadeias nas cidades chave ou áreas específicas em uma cidade, avalie alternativa de hotéis e economias potenciais;
2. Prepare-se para assumir uma abordagem mais flexível para 2017, incorporando fornecedores alternativos, conforme a necessidade;
3. Adapte sua política de viagens para garantir a conformidade;
4. Comunique aos viajantes, engaje-os em objetivos corporativos, e crie propriedade compartilhada nos resultados.
Sobre a CWT
A CWT é líder global especializada na gestão de viagens corporativas, conferências e eventos. A CWT atende empresas, instituições governamentais e organizações não governamentais de todos os tamanhos em mais de 150 países e territórios. Alavancando a expertise de seus colaboradores e tecnologia de ponta, a CWT ajuda clientes a obterem o mais alto valor de seus programas de viagens em termos de economias, serviços, segurança e sustentabilidade. A empresa possui o compromisso de fornecer o melhor atendimento da classe e assistência aos viajantes. Em 2015, o volume de vendas de operações próprias e joint ventures totalizou US$24,2 bilhões. Como parte de seu compromisso com a responsabilidade corporativa, a CWT assina o Pacto Global de Dez Princípios das Nações Unias. Para mais informações sobre a CWT, visite nosso website www.carlsonwagonlit.com.br.