Rede hoteleira paranaense, que tem em seu resort uma infraestrutura sustentável de balneabilidade do Aquífero Guarani, participa do 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal, que acontece junto à FIT Cataratas
A Rede Mabu Hotéis & Resorts participa, de 15 a 17 de junho, do 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, que acontece juntamente ao Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu - feira na qual a rede também participa, no estande da FRT Operadora. A rede hoteleira apresenta no evento a sua infraestrutura e atrações, no Mabu Thermas Grand Resort, My Mabu e Blue Park – novos empreendimentos anunciados no final do ano passado.
O Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, está localizado sobre a maior fonte de águas termais, cristalinas e correntes do planeta, o Aquífero Guarani – principal reserva subterrânea de águas do mundo. O resort utiliza o aquífero especificamente para balneabilidade em suas piscinas e praia termal. Nas piscinas, a água termal se renova a cada 4 horas, enquanto na praia termal a renovação acontece a cada 5, em ambas as atrações com água corrente e sempre com temperatura média de 36ºC.
Após a utilização da água termal para balneabilidade, a mesma é resfriada naturalmente, por meio de córregos aerados por pedras naturais, que deságuam em um lago constituído com peixes da espécie “Pacu”, encontrados naturalmente na bacia do Pantanal e levados ao resort por meio do Projeto Pacu. “A adaptação dessas espécies à agua termal resfriada, superou as expectativas do resort e dos idealizadores do projeto, com resultados como o crescimento acima do normal, inclusive se comparado ao seu habitat natural e o favorecimento da reprodução”, ressalta o gerente de engenharia do resort, Edson Itiro Tsuzaki.
A infraestrutura para a utilização do aquífero segue os princípios da Política de Gestão de Sustentabilidade da Rede Mabu, fato que, juntamente com outras ações, possibilitou ao Mabu Thermas, em 2012, ser o primeiro resort do Brasil a conquistar a certificação em sustentabilidade, conforme a norma NBR 15401 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ao utilizar águas naturalmente aquecidas outros benefícios são gerados, como a não utilização (queima) de material combustível para aquecimento, protegendo o meio ambiente; a não utilização de produtos químicos para tratamento da água, nas piscinas e praia termal; zero consumo de energia, pois não há motor, bombas de filtros, recirculação e aspiração; e zero consumo de energia para climatização da piscina coberta, pois a evaporação constante da água termal corrente provoca o aquecimento natural. “Além disso, as águas termais são cerca de cem vezes mais abundantes que as superficiais, constituindo uma importante reserva. Podemos dizer que as piscinas e praia termal do Mabu Thermas são diferenciais importantes nas questões econômicas, ambientais e de saúde”, ressalta Itiro.
As águas termais do Mabu também serão o destaque do My Mabu e do Blue Park, novos empreendimentos do grupo, que ficarão alocados no espaço do complexo Mabu Thermas Grand Resort. Agora, hóspedes e visitantes poderão desfrutar de mais de 11 mil m² de muito lazer e diversão. Além disso, o projeto do My Mabu traz mais um atrativo turístico à região, já que com o novo empreendimento Foz do Iguaçu (PR) vai passar a figurar entre as três cidades com maiores praias termais do mundo.
No evento, representantes da equipe comercial da Rede estarão à disposição para explicar mais detalhes sobre o My Mabu, 420 apartamentos mobiliados e equipados, comercializados no sistema de vendas fracionado e o Blue Park, que, além de atrações incríveis, terá uma das maiores praias de ondas do mundo.