Crescimento de 12 pontos percentuais em ocupação, de 8% em diária média e ampliação do número de clientes nos segmentos de eventos e lazer são alguns dos indicadores
Crescimento de 12 pontos percentuais em ocupação, de 8% em diária média e ampliação do número de clientes nos segmentos de eventos e lazer são alguns dos indicadores anunciados hoje, 30 de março, durante WTM ExpoNo dia em que completa um ano da adoção do um novo plano e reestruturação de sua gestão, o Hotel Villa Rossa anuncia os resultados positivos desta ousada revisão de sua operação.
O empreendimento, que soma mais de 20 anos de atuação em meio a 350 mil metros quadrados de Mata Atlântica, está localizado em São Roque, no interior de São Paulo, viu suas estruturas de Vendas e Marketing, Comercial, Lazer e até Gastronomia, serem integralmente revistas desde abril de 2015.
Patrícia de Sá, gerente de Marketing e Vendas, é a executiva responsável por parte importante deste processo. Sob sua gestão, houve revisão da equipe, agora formada por um time mais próximo das agências e organizadores de eventos; incremento de visitas a clientes e técnicas, no hotel; implementação de ações com foco em vendas e resultado, bem como criação de modelos de organização e controle de ações e constante mensuração de resultados.
Como reflexo importante das mudanças implantadas, o time passou a trabalhar com mais antecipação para as vendas, tanto de lazer como de eventos, integrando o calendário com feriados, férias e demais datas. Parte importante do processo foi o treinamento de equipe nas áreas de negociação de eventos, ampliação de controles e definição de metas.
De forma complementar, além de Marketing e Vendas, também receberam novos executivos as áreas de gastronomia, com a contratação do chef Luiz Jacob, e gerência Operacional, assumida por Eduardo Santana, que atua com o desafio de reforçar a integração entre as áreas para garantir a excelência do trabalho e sistematizar os padrões de atendimento ao cliente, desde a reserva até o check-out.
Em meio ao difícil ano de crise vivida pela economia, de modo geral, e pelo turismo, em particular, o empreendimento registrou taxa de ocupação superior a 50% durante o ano de 2015, com picos de 100% em períodos de férias, feriados e eventos privativos, particularmente no segundo semestre. O número revela alta de 12 pontos percentuais em relação a 2014. Ao lado da ocupação, a diária média também cresceu 8% em relação a 2014, superando a marca de R$ 1.400,00.
E, ao lado da ocupação e da diária média, o empreendimento registrou aumento no número de novos clientes em relação ao ano anterior: quase 30% em lazer e 40% em eventos – neste caso, ampliando em 32% o faturamento da área no comparativo 2015-2014.
“O aumento no número de novos clientes confirma a assertividade da estratégia de marketing e vendas apoiada, entre outras ações, na contratação de profissionais especializados, no lançamento de produtos para grupos, entre os quais o day use corporativo, e a expansão da nossa área de atuação e abrangência para 200 quilômetros no entorno do hotel”, afirma Patrícia de Sá, gerente de Marketing e Vendas, responsável pelas mudanças estabelecidas na área comercial do hotel.
Além do reforço em vendas, na área de marketing Patrícia atualizou as plataformas digitais do empreendimento, lançou um site responsivo e adotou ações promocionais pontuais e regulares que já se consolidam entre os hóspedes. É o caso do Memórias do Villa, concurso cultural fotográfico regulado pela Caixa Econômica Federal (CEF), lançado em dezembro e que será realizado até novembro de 2016 com premiações mensais para hóspedes.