Localizado no terraço do hotel cinco estrelas, o restaurante terá combinações inusitadas de ingredientes e temperos brasileiros, marca registrada da chef 

Mar, montanha, floresta, sertão e cerrado. Estes são os cinco biomas brasileiros que inspiram o cardápio assinado pela chef Morena Leite para o Í Bistrô, restaurante que será inaugurado em janeiro de 2016 no terraço do Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, com vista exclusiva para a Lagoa de Marapendi e o Maciço da Pedra Branca. Criada em Trancoso (BA) e formada em gastronomia pela Le Cordon Bleu, em Paris, Morena Leite utiliza técnicas da culinária francesa para criar receitas que combinem de forma inusitada ingredientes e temperos tipicamente brasileiros. Com cinco livros publicados sobre os sabores do Brasil, ganhou o prêmio de melhor livro de culinária do mundo no quesito inovação, na Suécia, com o primeiro volume de “Brasil – Ritmos e Receitas”. Este é o primeiro cardápio assinado pela chef em um restaurante no Rio de Janeiro. “Fiquei muito feliz com este convite. O Í Bistrô, no Grand Mercure, é super aconchegante, tem um visual incrível e o fato de ter apenas 30 lugares possibilita um desenho autoral em cada prato”, conta Morena. 

O menu do “Í” foi inspirado no segundo volume do livro “Brasil – Ritmos e Receitas”, projeto que também será lançado em 2016 e que une gastronomia e música. Entre as criações, haverá opções de pratos como o Mignon de Leitoa, com canjiquinha de milho e que acompanha farofinha de amendoim com milho e açúcar mascavo, remetendo ao Cerrado e a Moqueca de Pirarucu com palmito pupunha e banana da terra servida com farofa de beiju, sabores que representam as florestas brasileiras. Já o mar poderá ser “saboreado” através da Grelha de frutos do mar servido com nhoque de batata doce roxa e acompanhado por uma farofa de aviú com camarão seco. 

A cozinha do Í Bistrô também vai preparar os mais variados petiscos. Uma das opções são os churros de tapioca com vatapá de frutos do mar. Outra pedida é o canudinho de pato com molho de pitanga. Já nas sobremesas, haverá opções como Bala de Coco com baba de moça e um Crème Brûlée de jaca com sorbet de jenipapo. 

O restaurante irá representar a cultura brasileira através dos mais diversos sabores do país, com um toque da criatividade tipicamente carioca. Exaltar as belezas e tesouros brasileiros, aliás, é a marca do Grand Mercure Rio de Janeiro, hotel cinco estrelas que oferece aos seus hóspedes o melhor das artes, design, cultura e culinária brasileira. O convite feito à Morena Leite, que assina todo o cardápio, dos petiscos às sobremesas, se deve ao prestigiado trabalho da chef, que há mais de 15 anos promove uma culinária tropical brasileira. O chef gaúcho Vico Crocco ficará na supervisão do bistrô.

Responsável pelo Grupo Capim Santo, com um restaurante em Trancoso (que completou 30 anos em 2015) e outros quatro em São Paulo, Morena Leite foi apontada em 2001 como a grande chef da sua geração pela Veja São Paulo. Em 2011, o Capim Santo ganhou o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira pela revista Go Where Gastronomia e, em 2014, a rede Santinho ganhou o prêmio de Melhor Refeição em Buffet, segundo o júri do especial Comer e Beber 2014-2015, da Veja SP.