Em setembro de 2011, a Slaviero Hotéis completa 30 anos de história como uma das dez maiores redes de hotelaria do país. São três décadas de experiência e excelência em hotelaria que se refletem em unidades sempre novas e modernas que acompanham as tendências mundiais de conforto e bem estar.
Um pouco da história
A Slaviero surgiu em 1981 com o desejo da Família Slaviero de trabalhar no segmento, com a pretensão, desde o início, de construir uma rede nacional. A primeira unidade, batizada de Slaviero Palace, tornou-se o mais importante e charmoso hotel de Curitiba, cidade onde foi lançado. O projeto do empreendimento foi assinado por Elisio Rogério Gomes e a decoração feita por Júlio Pechman (in memorian), dois profissionais de grande nome no mercado nacional.
Onze anos mais tarde foi inaugurado o segundo hotel da Slaviero, o Slaviero Braz (hoje Slaviero Slim Centro), sendo o primeiro da Rede a passar pelo processo de retrofit, com projeto de revitalização de Washington Fiuza. “Era um hotel onde se reuniam ícones, políticos e figuras influentes, e até mesmo Getulio Vargas chegou a hospedar-se lá”, conta Eduardo Campos.
Em 2001, quando a Rede completava 20 anos, a expansão da Slaviero acelerou com a busca de novos investidores e executivos da gestão hoteleira. O primeiro investidor foi Gil Santiago. Nessa época, a Rede também passou a adotar o sistema de bandeiras, com o objetivo de classificar cada unidade de acordo com suas características.
A bandeira Executive, a primeira a ser lançada, surgiu com o lançamento da unidade Slaviero Executive Curitiba, projetada pelo arquiteto Luiz Bacutine, no Bairro Batel, uma das regiões mais nobres da cidade.
Em seguida surgiu a bandeira Conceptual, com o lançamento da unidade Rockefeller, um prédio onde antes moravam funcionários da RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima). A bandeira Conceptual representou uma inovação na hotelaria brasileira, consolidando mais uma vez o pioneirismo da Rede.
A unidade Full Jazz faz também parte dessa categoria e se destaca por ser um hotel temático. Nele, corredores e quartos são decorados com cartazes de músicos como Miles Davis e John Coltrane, e os três auditórios do hotel foram batizados com os nomes das cantoras Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan. Há também um bar com jam sessions ao vivo e uma coleção de CDs de jazz que podem ser levados aos quartos. O Full Jazz está localizado em uma área privilegiada de Curitiba, e foi batizado por Washington Fiuza, um importante nome na história da Slaviero.
A bandeira Slim foi lançada em 2003 e surgiu a partir de análises de tendências de mercado, estudos que são feitos constantemente pela equipe da Slaviero com o intuito de manter o serviço das unidades atualizado e moderno. A quarta bandeira a ingressar na Rede foi a Suítes – com quartos tipo flat - com a inauguração do Slaviero Suítes Aspen (atual Slaviero Suítes Curitiba).
E com isso a Rede Slaviero Hotéis chega a sua atual carteira de bandeiras, com quatro diferentes opções de conforto e praticidade para o hóspede, sempre acompanhando as tendências do mercado.
Hoje
Hoje a Rede Slaviero está presente nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso, em um total de 19 unidades. Conta com 800 profissionais altamente qualificados que são constantemente treinados, e gera mais de 2.400 empregos indiretos.
Parte do crescimento da Slaviero deve-se ao processo de retrofit oferecido para investidores, uma forma inteligente e econômica de transformar um imóvel ultrapassado em um hotel moderno, de grande valor imobiliário e com uma bandeira já reconhecida pelo mercado.
De acordo com Eraldo Santanna, diretor de expansão da Slaviero, um dos maiores desafios de um empreendimento hoteleiro é mantê-lo dentro de padrões de modernidade e tecnologias que vão além das expectativas dos seus hóspedes. A despeito deste desafio, o retrofit, quando devidamente planejado, projetado e executado, mantém o produto atualizado com o mercado, trazendo consigo a certeza de melhores resultados.
“A prática do retrofit pode ser um dos recursos para a viabilidade econômica do empreendimento, pois além do aumento das diárias médias e ocupações, em virtude da expressiva elevação do nível de conforto e segurança dos clientes, contribui significativamente para a redução dos custos operacionais, através de ferramentas de gestão e controles prediais modernos”, detalha Eraldo.
A unidade mais recente a passar pelo processo de retrofit foi o Slaviero Slim Congonhas, localizado estrategicamente em frente ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Fechado por muitos anos, o empreendimento foi revitalizado com um investimento de R$5 milhões, chegando a níveis de ocupação de mercado em apenas dois meses de operação.
Com este rápido processo de expansão que a Rede vem passando, pretende, nos próximos dez anos, atingir a marca de 60 unidades em todo o Brasil.
Planos para o futuro
A Slaviero anuncia um grande plano de expansão e duas unidades serão inauguradas em breve. O Slaviero Executive Cuiabá, que marca a entrada da Rede na região Centro Oeste do país, terá localização privilegiada no centro político e administrativo da cidade, com um conceito diferenciado de sustentabilidade. Em Santa Catarina a Rede também irá inaugurar mais uma unidade, desta vez na cidade de Balneário Camboriú. Será o terceiro empreendimento da Rede com a bandeira Slim.
Celebração
O departamento de marketing da Slaviero preparou uma série de ações para celebrar os 30 anos de história da Rede. Para brindar com os hóspedes, aqueles que passarem por qualquer unidade da Slaviero entre os dias 26 e 30 de setembro serão recebidos com uma taça de espumante e um bem casado. Além disso, adesivos comemorativos dos 30 anos da Slaviero foram colocados nas portas de todos os hotéis.
Nas redes sociais a Slaviero também promete festejar, sorteando diárias por meio de promoções no Facebook e Twitter. E para comemorar em grande estilo, a Rede promoverá nesta quarta-feira, dia 28, uma grande festa no Slaviero Full Jaz, com a presença da imprensa e convidados especiais. A Rede também aproveita a celebração para lançar seu novo site, com navegação fácil e ágil, com tour virtual pelas principais áreas dos hotéis. O site conta também com informações sobre as principais feiras e congressos que acontecem no país e pacotes promocionais lançados pela Rede.
“Nestes 30 anos construímos uma família. Uma equipe que veste a camisa da Slaviero e que contribui, todos os dias, para estarmos onde estamos hoje”, comemora Eduardo Campos, diretor geral da Slaviero. “São três décadas de experiência, mas com um fôlego jovem para crescer ainda mais”, acrescenta.