Empresa assume compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres a fim de construir uma sociedade com mais igualdade e respeito
Buscando atender e dar atenção a temas globais que estão em relevância no mundo, a ICH Administração de Hotéis, detentora das marcas Intercity Hotels, Yoo2 e Hi, iniciou uma série de ações internas e externas para promover a igualdade de gênero e diversidade dentro da empresa. Com o propósito de fomentar ainda mais suas práticas, a rede acaba de se tornar a primeira signatária no segmento hoteleiro dos WEPs, iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global que promove os Princípios de Empoderamento das Mulheres no Brasil e no mundo.
Baseados em práticas empresariais bem-sucedidas, os WEPs orientam as corporações a adaptar as políticas existentes e criar práticas para trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado, em sua cadeia de valor e na sociedade. Ao assinar os WEPs, a ICH assume publicamente o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres e passa a fazer parte de uma rede global das Nações Unidas. No Brasil, são cerca de 180 empresas signatárias.
Desde 2019, o setor de Recursos Humanos, em parceria com os Gerentes Gerais dos hotéis da ICH têm promovido ações para ampliar o tema com o time interno, preparando estratégias de contratação de diversidade, palestras e treinamentos para abordar o empoderamento feminino, igualdade de gênero e diversidade junto aos colaboradores. O objetivo é abrir novas possibilidades e consolidar práticas que sustentam essas iniciativas em toda a operação. Buscando combater a todo tipo de discriminação e violência contra a mulher, no dia a dia dos hotéis e no escritório corporativo, a empresa também criou ações que estimulam a equidade de gênero, autoconhecimento e defesa das mulheres.
Alexandre Gehlen, CEO do grupo, explica que “Para que o empoderamento realmente ocorra é preciso que a empresa seja persistente, pois as ações adotadas levam tempo para gerar resultados expressivos. A ICH está comprometida não somente em adotar estratégias na prática para este fomento, como já engajou todo o seu board diretor para se certificar que estas cheguem nas pontas e que sejamos uma rede que vai fazer a diferença”.
O primeiro movimento foi conduzido por Danielli Nóbrega, Gerente Geral da unidade Intercity Led Águas Claras, de Brasília, que capitaneou a parceria firmada com a Startup Empodere-se - Plataforma de Autodefesa para Mulheres. Através de workshops, o projeto promove conversas, treinamentos e prepara as colaboradoras, para que percebam a importância do seu protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Os workshops percorreram hotéis da rede, de Norte a Sul do país e, ainda em 2020, entrará em uma segunda fase, envolvendo os homens neste processo de construção da igualdade e defesa da mulher.
A empresa já possui o programa de diversidade chamado Acolher, que está atuando como um Comitê de Diversidade, que, entre suas ações, pretende fomentar mais o tema e criar protocolos de manejo para diferentes situações que possam ocorrer no ambiente de trabalho ou com hóspedes. “Esse preparo da equipe para a erradicação de todo tipo de descriminação e violência contra as mulheres é inédito no Brasil dentro do segmento hoteleiro. Vamos trabalhar firmemente nesse propósito e buscar o reconhecimento do nosso progresso com a ONU Mulheres”, explica Deyzi Weber, Gerente de RH da ICH.