A iniciativa conta a história de quem contribui para a preservação dos costumes e das tradições da região
Tradicionalmente, no mês de junho são celebrados Santo Antonio, São João e São Pedro. Data mais esperada e festejada no calendário da Bahia e de todo o Nordeste, o período das festas juninas também foi escolhido pelo Maitei Hotel para dar início a uma série de vídeos caseiros, batizada de “Gente da Terra”, que tem por objetivo prestar uma homenagem aos moradores de Arraial d’Ajuda que, em seu dia a dia, contribuem para a preservação dos costumes e das tradições regionais.
De acordo com a proprietária do hotel-boutique, a empresária Érika Sanches, a proposta dessa iniciativa vai além de uma homenagem. Ela lembra que o hotel, que atua de forma sustentável, sempre apoiou e apoia o turismo de base comunitária, assim como valoriza a produção local, contribuindo para a geração de renda da comunidade. “Queremos mostrar as pessoas que vivem e trabalham aqui e têm uma história para contar. Além disso, alguns dos personagens retratados, cada qual em sua atividade, fornecem alimentos e produtos para o nosso restaurante”, conta Érika.
Além disso, Erika recorda que o Maitei oferece um variado menu de experiências que permitem a seus hóspedes desfrutarem de uma vivência plena nas atrações e na cultura regionais, sendo que várias dessas atividades são realizadas em parceria com moradores e profissionais de Arraial d’Ajuda, como observação de baleias, passeios de bike e quadriciclo, voos de parapente, terapias holísticas e até consultas a um babalorixá local.
Dona Marly e seu bolo de milho
A primeira personagem da série “Gente da Terra” é a Maria Marly Pinheiro dos Santos e seu famoso bolo de milho, uma iguaria que não pode faltar nas festas juninas e faz parte das delícias servidas aos hóspedes no café da manhã. O vídeo – que é simples e feito sem ensaios – ensina o passo a passo da receita, que leva ovos caipiras recolhidos no galinheiro da casa e coco seco cultivado no quintal da homenageada. Mãe de quatro filhos e conhecida como ‘dona Marly’, ela, a exemplo de outras centenas de moradores de Arraial, nasceu em outra região da Bahia (no caso a cacaueira), mas mora por lá desde 1989.
“Com esses vídeos nós queremos levar um pouquinho dos nossos costumes, ritos e tradições para a casa de nossos amigos e hóspedes, apresentando a eles a nossa gente e compartilhando, sobretudo, a essência de uma comunidade”, diz.
Os vídeos serão publicados semanalmente (toda quarta-feira) no Instagram do hotel. (www.instagram.com/maiteihotel). Entre os próximos protagonistas dos vídeos, vale conhecer a história de um catador de lambreta (molusco típico de mangue), de uma benzedeira que também prepara molhos saborosos de pimenta, uma tapioqueira, um pescador de polvo e produtores de cachaças artesanais, entre outros.