Trinta empreendedores quilombolas foram capacitados pelo Sebrae Rio para participar como expositores deste evento
Para celebrar o “Novembro Negro” e exaltar a cultura afro-brasileira, o Sebrae Rio, em parceria com a ACQUILERJ - Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro promove a segunda edição do Aquilombar, de forma gratuita, nos Arcos da Lapa, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 10h às 17h. Dos empreendedores do estado do Rio, 49,9% são negros.
Ao longo de dois meses, 30 quilombolas foram capacitados em gestão empresarial pelo Sebrae para expor seus produtos nos dois dias da feira. O evento terá o Espaço Aquilombar (exposição e venda de produtos no segmento de beleza, artesanato e moda); Espaço Alimentação (local onde será realizado o 1º Circuito Gastronômico Quilombola do Rio de Janeiro); Espaço Memória Quilombola (dedicado à preservação, valorização e difusão da história e cultura); Palco Maria Beatriz Nascimento (destinado à realização de debates, disseminação de conteúdo e apresentação de atrações culturais); Espaço Passarela Quilombola (atribuído a promover a identidade e a criatividade das comunidades por meio de desfile de moda).
“O empreendedorismo negro é histórico no Brasil. Sabemos, por estudos, que empreendedores negros enfrentam desafios maiores e frequentemente recebem menos do que empreendedores brancos. Isso torna eventos como o Aquilombar ainda mais essenciais, pois criam oportunidades de visibilidade, fortalecem iniciativas de grande relevância e criam espaços de afirmação onde se celebra a memória e a cultura afro-brasileira. É assim que conseguimos mostrar como o empreendedorismo é um poderoso mecanismo de transformação social”, afirma Larissa Passos, analista do Sebrae Rio.
O Estado do Rio de Janeiro conta, atualmente, com 53 comunidades quilombolas ou remanescentes de quilombo mapeadas, abrigando 20,3 mil quilombolas distribuídos em 37 municípios. Cabo Frio lidera em concentração de quilombolas, seguido por Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro (capital), Magé e Búzios.
O evento conta com com apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), além da presença de entidades como Fundação Cultual Palmares e Ministério da Igualdade Racial.