A programação tem como tema “A cultura como vetor econômico, emprego e renda”
Teve início nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo sábado (26), o 3º Congresso Brasileiro da Cultura, que tem como objetivo discutir perspectivas em torno da integração do setor, no Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, no Centro. Com o tema “A CULTURA COMO VETOR ECONÔMICO, EMPREGO E RENDA”, a programação é gratuita e reúne uma série de debates, workshops e manifestações artísticas, além de uma feira literária e capacitações.
Na Sala Multiuso, os workshops trouxeram à tona temas como a ESG em projetos culturais, responsabilidade social e democratização do acesso à cultura, inclusão e representatividade e a interculturalidade em projetos. Para esta sexta-feira (25) estão previstos encontros que vão promover uma imersão nas leis de incentivo e fomento à cultura, como a Paulo Gustavo, Aldir Blanc, ISS/IPTU, ICMS e Rouanet. No sábado (26), quando será encerrada a programação, o espaço recebe oficinas de elaboração de projetos culturais e de captação de recursos, além de apresentações artísticas e o espaço “Universidade e Carreira – Os cursos de formação da cadeia produtiva da cultura”.
A programação também destacou os fundamentos essenciais para pensar um projeto cultural e trouxe ainda uma feira literária e com expositores de diversas manifestações artísticas, além de intervenções como música, batalha do passinho e outras, que seguem até o término do evento.
No primeiro dia, o evento contou com a participação de representantes do Ministério da Cultura e da Diretora de Música da Funarte, Eulícia Esteves, além da Presidente da ABCG, Kátia Di Marco e os participantes do debate com a jornalista Rogeria Gomes: o Diretor de Operações da RioTur, Gustavo Mostof, a Secretária Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Julia Sobreira e Frederico Reder da Brain +.
SERVIÇO
3º Congresso Brasileiro da Cultura
24, 25 e 26 de agosto (quinta, sexta e sábado)
Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições gratuitas e limitadas.