Em uma solenidade marcada por aplausos do público presente na Sociedade Recreio Gramadense, está oficialmente iniciada a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, ressaltou que a seleção de filmes da edição está sendo muito elogiada, dos desafios enfrentados na realização do evento e reconheceu o apoio do Governo Federal, Estadual, patrocinadores e apoiadores, além de toda a equipe de trabalho do Festival.
Também prestigiando a solenidade, Beatriz Araujo, Secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, reforçou a importância do Festival de Gramado para o Brasil e destacou a importância da recriação do Minstério da Cultura como referência para novas políticas públicas culturais do país e que isso respalda em ações nos estados.
Ministra da Cultura, Margareth Menezes comentou que sempre teve o desejo de estar no Festival, sendo uma experiência ainda melhor podendo atender ao evento como Ministra da pasta que abarca o Festival de Cinema. "Quero confessar que sempre tive o desejo de vir a este festival de cinema, que considero um Oscar brasileiro!". Margareth também abordou a reestruturação que está conduzindo no Ministério, em que aponta que ambientes como o Festival oferecem espaços e reforçam a diversidade e a brasilidade cultural do país. O prefeito de Gramado Nestor Tissot agradeceu a presença da Ministra, enfatizando como o apoio do governo federal é importante para o prosseguimento do Festival.
A cerimônia ainda foi marcada pela música. A Orquestra Sinfônica de Gramado fez a abertura do evento com a trilha oficial do Festival de Gramado e ainda apresentou repertório com clássicos do cinema nacional e internacional, passando por Top Gun e Indiana Jones até Tropeiro Velho, e uma homenagem aos 150 de Alberto Santos Dumont.
A solenidade contou com presenças de autoridades como a Secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, a deputada federal Denise Pessoa, o deputado estadual Joel Wilhelm, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Estreia brasileira de Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, acontece em Gramado
Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, será apresentado pela primeira vez no Brasil na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. Após apresentar seus últimos filmes, Crítico, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, em Gramado, Kleber retorna, fora de concurso, com seu segundo documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem.
Retratos Fantasmas é uma viagem multidimensional pelo tempo, pelo som, pela arquitetura e pelo próprio cinema. O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem importante, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas de rua que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.
Noite segue com exibição dos primeiros curtas-metragens e longa em competição
Após a exibição de Retratos Fantasmas, fora de competição, a primeira noite de exibição de filmes segue com os curtas-metragens Deixa, de Mariana Jaspe, e Yámí-Yah-Pá Fim da Noite, de Vladimir Seixas, e do longa-metragem Ângela, de Hugo Prata, o último com reprise na manhã de domingo, às 8h30, no Palácio dos Festivais, com acesso gratuito.
Debates vão movimentar as manhãs do Festival
Espaço consagrado no Festival de Gramado, os debates dos filmes concorrentes na edição 2023 acontecem sempre na manhã seguinte à exibição das produções, a partir das 10h, na Recreio Gramadense. No encontro, diretores, produtores e artistas discutem sobre os mais variados temas de suas produções com imprensa e comunidade.
Mostra Gaúcha de Curtas anuncia vencedores no domingo
No domingo (13), às 22h30, o Palácio dos Festivais conhece os primeiros vencedores do 51º Festival de Cinema de Gramado, na entrega do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas.
O “Gauchão” consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem a mostra pela 20ª vez. Os participantes concorrem ao troféu em 12 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva e Júri da Crítica.
A noite ainda reserva momentos de reconhecimento com a entrega do Troféu Sirmar Antunes, e dos Prêmios Leonardo Machado e O Futuro Nos Une. Entregue pela primeira vez, o troféu Sirmar Antunes, será destinado para Vera Lopes. Os Prêmios Sedac/Iecine O Futuro Nos Une serão destinados a Valéria Barcellos, Glênio Póvoas e Jorge Henrique “Boca”, enquanto o ator Clemente Viscaíno é o homenageado do troféu Leonardo Machado.