Evento recebeu cerca de 350 participantes do trade regional, além de agentes públicos e imprensa
Na última quinta-feira, 31, o Consórcio Turístico Intermunicipal do Litoral Norte, que reúne as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, realizou seu primeiro Encontro Circuito Litoral Norte, na Praça de Eventos de São Sebastião.
Entre os presentes estivem: o presidente do Consórcio Turístico e prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, o secretário Executivo de Turismo do Estado, Marcelo Costa, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, secretário de Turismo de Ubatuba, Potiguara do Lago, secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana, secretária de Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, Cristian Bota, secretário de Turismo de Caraguatatuba, Ney Rocha, secretário de Turismo de Bertioga, secretário Executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, cacique Adolfo, indígena guarani da tribo de Boracéia, entre outras autoridades e agentes públicos.
Para o secretário Marcelo Costa, é de extrema importância estruturar os destinos para o bem receber. “O turismo representa 10% do PIB do Estado. É um segmento extremamente relevante para nós, gerando mais de 3 milhões de empregos. E, nessa região do Litoral Norte, onde já existe uma beleza natural sem preço, é preciso aproveitar essas oportunidades para organizar o setor e criar cenários favoráveis a partir de modelos modernos de fazer gestão, como é o caso do Circuito Litoral Norte”, refletiu Costa.
Já para o presidente do Consórcio, Felipe Augusto, a ocasião é de grande relevância para a qualificação e troca de informações entre agentes públicos e sociedade civil. “O Circuito vem com a missão de integrar e profissionalizar nossa região. E, a partir deste evento, os profissionais aqui presentes terão todas as ferramentas necessárias, a partir de uma instituição organizada, para movimentar a economia. Hoje é o dia de potencializarmos os nossos negócios”, afirmou.
Augusto ainda reforçou a necessidade de fazer as políticas públicas acontecerem. “Temos diversos indutores turísticos em nossa região, como o canal navegável, ecoturismo, mergulho, Arquipélago de Alcatrazes e as comunidades indígenas. Todos esses fatores devem ser potencializados enquanto ações de desenvolvimento. Estamos aqui para organizar, planejar e gerar emprego e renda promovendo um dos lugares mais bonitos da costa brasileira”, completou o presidente.
Em sua apresentação, o secretário Executivo do Consórcio Turístico, Gustavo Monteiro, reforçou a necessidade de profissionalizar a gestão intermunicipal do turismo, em parceria com as esferas estaduais e federais. Segundo Monteiro, até meados de dezembro, devem ser concluídos os dados do Observatório do Turismo, que vai integrar um núcleo de pesquisas e inteligência de mercado para analisar o comportamento do setor e aprimorar seu desenvolvimento, apresentando dados como o mapa do turismo na região, estimativa de demanda, perfil de público e número de empregos gerados.
“A partir do Observatório, teremos a possibilidade de analisar os números reais do segmento na região e definir nossas ações para seu desenvolvimento”, explicou.
Além disso, o Circuito Litoral Norte vem realizando junto ao trade: capacitações técnicas com o apoio do SEBRAE nas cinco cidades da região, encontros junto ao COMTUR de cada município para formalização de tabela de produtos integrados, constituição de mailing para relacionamento e promoção, ações de sustentabilidade, ações de conectividade aérea e terrestre junto à Secretaria de Estado com operadores internacionais e imprensa como Air Canadá e Lufthansa, entre outros.
Transformando o viajante em visitante
O presidente do UNEDESTINOS - União Nacional de Conventions & Visitors Bureau e Entidades de Destinos, Toni Sando, participou do encontro abordando a importância de se gerar ações integradas de desenvolvimento, assim como a necessidade de criar eventos para sair da sazonalidade. “Precisamos transformar o ócio em negócio. É preciso proporcionar uma experiência emocional que gere boas memórias no turista. Isso é o bem receber, é hospitalidade”, disse.
Toni comentou também a relevância de criar a cultura da hospitalidade nos destinos. “É preciso descobrir, desenvolver e cultivar sua própria cultura. Além disso, a cidade inteira tem que estar preparada para receber o visitante. E, integrados, como no Circuito Litoral Norte, todos podem se beneficiar desse segmento e refazer a história de um destino”, relatou.
O encontro teve também a participação do Sebrae/ São José dos Campos, que apresentou o programa de capacitações para o trade, rodada de negócios com a Decolar.com, onde foram mostradas estratégias e ferramentas de marketing turístico, explanação da Secretaria de Turismo do Estado sobre o mapa de turismo estadual e a importância dos modais de transporte para o segmento, e palestra com Aristides Cury, que abordou o tema das estâncias turísticas de São Paulo e da APRECESP.