Oficinas, música, teatro e muita arte fazem parte das atividades realizadas diariamente nas instituições
A partir desta terça-feira (02), o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, iniciam a programação do Férias no Museu.
A agenda convida crianças, jovens e adultos a participarem de atividades e oficinas culturais durante todo o mês. Na primeira semana, a programação inclui uma Caça aos Detalhes, que estimulará o público a observar e explorar a coleção do espaço com muita diversão: cada visitante receberá uma ficha contendo apenas um detalhe de uma escultura do acervo. Assim, transformados em “detetives”, poderão descobrir a obra correspondente.
Todos também poderão se entreter com a oficina Moldando Expressões, que revelará um pouco mais sobre a história da artista Felícia Leirner e suas técnicas de escultura. Posteriormente, os visitantes criarão suas obras de arte com argila, biscuit e sabão.
Já o Twister Musical ensinará sobre notas musicais e seus símbolos por meio de um animado jogo. Outra atividade é o Curiosidades sobre o Festival de Inverno, na qual os participantes terão a chance de personalizar a capa de um catálogo criado pela equipe, que conta a história da maior festa erudita do país. Quem sou eu?, Construindo Pássaros, Jogos do Mundo Todo são outras atrações que complementam a agenda do Museu e Auditório.
No sábado (6), a Oficina de Flautas do Mundo será conduzida por André Calixto, músico, pesquisador de sonoridades e instrumentos clássicos. Ele falará sobre a função musical, social e religiosa dos instrumentos para diferentes povos, as contextualizando historicamente. Amantes da música, curiosos e apaixonados pelo universo das flautas conhecerão sonoridades e variedades da peça. Ao final, cada participante ganhará uma flauta artesanal. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
O público ainda terá a oportunidade de comparecer ao teatro infantil Sertão Encantado, na Concha Acústica do Museu e Auditório. A história, apresentada pela CIA Contraste, traz como pano de fundo a rica cultura do Norte e Nordeste do Brasil, reverenciando as coloridas festas de São João, com suas músicas e danças. A atração é gratuita e aberta ao público.
Marina Falsetti, gerente dos equipamentos, convida a todos para a programação do Férias no Museu: “o acesso à cultura é transformador, por isso é tão importante estimular e desenvolver práticas que possam trazer conhecimento, além de promover entretenimento de qualidade para crianças e adultos. Uma grande oportunidade para todos vivenciarem a arte e a cultura ao longo do mês das férias escolares”. Mais detalhes, inscrições e informações sobre as atividades estão no site das instituições: www.museufelicialeirner.org.br.