Descubra como viajar na baixa temporada pode oferecer economia, menos aglomeração e experiências mais autênticas.

A baixa temporada é classificada pelo período de menor movimentação turística. Embora alguns destinos tenham épocas diferentes em que a visitação é recomendada, principalmente devido a variações climáticas, pode-se dizer que os brasileiros viajam menos de março a junho e de agosto a novembro.

Esses são os momentos em que a maioria das pessoas está trabalhando e/ou estudando. Sendo assim, a alta temporada, marcada por festas de fim de ano, recessos e carnaval, acontece nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro, março e julho.

Apesar da procura menor, a baixa temporada não é uma opção ruim para aproveitar as férias. Muito pelo contrário – por uma série de motivos, pode ser ainda melhor do que nos períodos mais movimentados.

Mais tranquilidade

Considerando que menos pessoas viajam durante a baixa temporada, é seguro dizer que há menos pessoas nos aeroportos, rodoviárias, hotéis e atrações turísticas.

Isso é ótimo principalmente para quem tem o objetivo de descansar e relaxar durante as férias, já que é possível evitar aglomerações e filas.

A economia de tempo também é outra vantagem. Sem lotações, os riscos de que possíveis atrasos aconteçam – seja em relação ao transporte, hospedagem ou passeios turísticos – são menores.

Economia com hospedagem e passagens

A lógica do mercado é simples: quanto mais demanda, maiores são os preços.

Na alta temporada, é normal que os valores de hospedagens e passagens sejam mais caros porque a procura é grande.

Tudo pode ficar ainda mais caro à medida em que datas especiais se aproximam, como natal, ano novo e carnaval. É por isso que a recomendação é que as reservas sejam feitas com o máximo de antecedência.

Já na baixa temporada, como menos pessoas tendem a viajar, os preços também caem. Isso, por si só, já é um chamariz para movimentar o turismo, mas as redes de hotéis e companhias aéreas, na esperança de atrair ainda mais pessoas, também oferecem valores exclusivos e outros benefícios.

Serviços mais personalizados

Com menos pessoas para atender, as empresas que trabalham com turismo conseguem oferecer serviços mais personalizados aos clientes durante a baixa temporada.

As equipes de hotéis, companhias aéreas, aeroportos, agências turísticas, entre outras organizações, ficam menos sobrecarregadas durante as épocas menos intensas, o que possibilita um atendimento mais próximo, humanizado e imersivo.

Soluções oferecidas pelos hotéis na baixa temporada

Além dos pontos positivos relacionados ao transporte, as baixas temporadas são vantajosas especialmente no que diz respeito às hospedagens.

Para chamar a atenção de mais clientes e oferecer a melhor experiência a quem já está hospedado, os hotéis oferecem uma série de benefícios nas épocas em que a demanda é menor.

Mais chances de upgrades

Quando os hotéis não estão cheios, é possível que alguns hóspedes tenham a oportunidade de receber upgrades de acomodações ou de serviços.

Isso acontece porque há mais quartos vazios e os colaboradores têm tempo hábil para atender às necessidades e desejos dos clientes com mais atenção.

Assim, existem mais chances de ficar em um quarto melhor e receber vantagens que não estavam inclusas no momento da reserva – tudo isso sem pagar nada ou por valores bem abaixo do normal.

Ofertas promocionais especiais e outras vantagens

Os preços na baixa temporada já são naturalmente mais amigáveis, mas os hotéis podem tornar seus pacotes de hospedagens mais atrativos ao enxugar ainda mais os valores em promoções limitadas.

Também é comum que o setor como um todo se movimente para aquecer o mercado nos períodos de menor procura turística. No último mês de agosto, o Ministério do Turismo promoveu o Feirão do Turismo, ação presencial e online que disponibilizou diárias em hotéis de todo o país com até 45% de desconto.

Além disso, as redes hoteleiras podem oferecer condições de pagamento especiais, pontos em programas de fidelidade, gratuidade em determinadas atividades e outras vantagens em forma de serviços ou brindes.

Eventos

Aproveitando eventos locais, os hotéis têm uma boa oportunidade para encher seus quartos fora da alta temporada tradicional. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Rock in Rio acontece depois das férias escolares e antes das festas de fim de ano. Em 2024, o festival está marcado para setembro, que é um mês de pouco interesse turístico, mas o evento atrai pessoas de todo o país que precisam de lugar para ficar.

Os hotéis também podem promover seus próprios eventos, como passeios a pontos turísticos pela região onde está inserido, encontros gastronômicos, apresentações musicais, festas em comemoração a datas especiais, etc.

Day use

O day use é um serviço oferecido por grandes hotéis em que os clientes não precisam fazer reservas e passar a noite para aproveitar as áreas comuns do estabelecimento.

Desta forma, uma pessoa pode usufruir a piscina, espaços de lazer, sauna, vestiários, academia, restaurantes, spa e atendimento exclusivo sem a necessidade de reservar um quarto.

Essa é uma ótima opção para quebrar a rotina e experimentar tudo o que um hotel tem para oferecer, mas sem ir para muito longe de casa e por um preço muito menor do que uma hospedagem completa.

O serviço não é novo, mas ganhou popularidade durante a pandemia, quando viajar se tornou mais difícil. Para manter suas atividades, os hotéis ofereceram o day use – mais econômico e controlável em relação ao número máximo de pessoas em um só ambiente (para garantir a segurança de todos) do que a hospedagem convencional.

No período pós-pandêmico, day use Rio de Janeiro é muito utilizado por quem não está de férias, mas ainda precisa relaxar nos finais de semana, feriados ou até nos dias úteis. Fora da alta temporada, os hotéis tendem a estar mais vazios, o que torna a experiência ainda melhor.