A mais importante agência de turismo ecológico e de aventura na Serra da Bocaina foi matéria de capa e especial na revista Lugares, encarte do La Nacion argentino
No início de dezembro de 2023, Andrea Alves e José Milton, sócios na agência MW Trekking, receberam a visita da repórter argentina Ana Van Gelderen do jornal La Nacion. A repórter e a fotógrafa passaram alguns dias na Serra da Bocaina, onde se hospedaram no Recanto da Floresta Eco Lodge, a 3km do portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina e realizaram as atividades de trekking na Mata Atlântica, vivenciando e conhecendo a exuberante flora e fauna brasileira, especialmente, a bromélia com a qual se encantaram.
O roteiro iniciou em Paraty, subiu a serra por Cunha até chegar em São José do Barreiro, cidade que dá acesso ao Parque Nacional. Durante a estadia, a repórter fez o percurso “Circuito das cachoeiras”, visitou e se banhou nas cachoeiras do Bonito, das Posses e Santo Isidro. Subiu no Pico da Bacia, que fica a 2050 metros de altitude, de onde avistou e se deslumbrou com a paisagem das Serras do Mar e Mantiqueira, Vale do Paraíba, Rio Paraíba e as cidades. Conheceu a história local, a fundação da cidade, histórias familiares, dos fazendeiros de café, casos e ‘causos’ e se deliciou com a culinária raiz servida no fogão à lenha.
O resultado desta visita foi uma reportagem especial publicada no início de janeiro de 2024, na qual a cachoeira do Bonito foi capa da revista Lugares, encarte do jornal La Nacion. Para os sócios da MW Trekking esta matéria repercutiu positivamente no turismo da agência, levando além das fronteiras nacionais os roteiros do turismo ecológico e sustentável, já que o jornal não só circula na Argentina, mas nos demais países como Chile, Paraguai e Uruguai. “A repercussão da reportagem já nos trouxe argentinos interessados em fazer trekking na Serra da Bocaina, além disso, essa matéria também ajudou a consolidar a imagem da MW Trekking no circuito internacional pois, já estamos retomando, com algumas parcerias e roteiros fora do Brasil como Patagônia, Argentina, Caminho Primitivo de Santiago de Compostela, Londres e Alpes na Europa”, diz José Milton.
A MW Trekking existe há 30 anos e foi criada por José Milton, sócio presidente e diretor de operação, que acumula formação em entidades internacionais, tais como Ashoka e Outbound Inglaterra. Natural de São José do Barreiro, a Serra da Bocaina foi seu quintal e começou a desbravar suas matas desde sua adolescência criando algumas das trilhas que levam à Paraty e Angra dos Reis. Há pouco mais de 6 anos, sua esposa Andrea Alves, tornou-se sua sócia, após 30 anos trabalhando em TI. Abandonou de vez o mundo corporativo e se entregou de corpo e alma à natureza e às caminhadas pela Serra da Bocaina.
Ao longo destas três décadas, a MW Trekking recebeu 15 mil trilheiros, brasileiros e estrangeiros de todas as idades. Já realizou mais de 36 mil km de percurso de trilhas na Serra da Bocaina e também no mundo, sempre priorizando a natureza. Para 2024 a agência tem novidades com os lançamentos de roteiros internacionais como no Cone Sul da América Latina e na Europa.
Sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina
Com 104 mil hectares o Parque Nacional é uma das maiores áreas protegidas de mata atlântica e São José do Barreiro tem o privilégio de ser o portal do parque que se estende até as cidades de Angra dos Reis e Paraty (RJ), Areias, Cunha e Ubatuba (SP). É no Parque Nacional da Serra da Bocaina que está um dos maiores picos do Estado de São Paulo, o Pico Tira Chapéu, localizado a 2.088 metros no morro Bela Vista e de onde é possível avistar as cidades do Vale do Paraíba, toda cordilheira da Serra da Mantiqueira e a baía de Paraty.
O parque possui uma das maiores biodiversidades onde vale a observação de toda sua flora e fauna. É o local onde se podem ver os famosos cogumelos azul e vermelho. Estima-se que 60% da vegetação é composta por mata nativa e o restante foi regenerada há 30 anos. Cerca de 300 espécies de pássaros foram registradas e a mata é ainda habitat de várias espécies de cobras e insetos além de macacos, tatu e onça.