O balanço foi apresentado durante a entrega do Prêmio Top Hotel RJ
A cerimônia de entrega do Prêmio Top Hotel RJ 2023 foi o cenário para o vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, e o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, fazerem um balanço do setor em 2023. Temas como o aumento da demanda, ocupação hoteleira crescendo de forma contínua e bom desempenho dos destinos turísticos do interior fluminense foram abordados.
Bouzon lembrou que, se o ano de 2022 foi de retomada, 2023 foi o da consolidação. “Registramos um crescimento sustentável na ocupação, a retomada dos voos, o reforço da agenda promocional e uma variedade de shows internacionais que movimentaram a cidade. No entanto, ainda enfrentamos alguns desafios na área de segurança que, com o empenho das autoridades públicas e o esforço do Governo do Estado, esperamos superar em breve”, pontuou.
Ele também comemorou o resgate de duas iniciativas muito queridas dos cariocas: a Corrida de Garçons, que coloca à prova a habilidade dos profissionais, e o concurso de decoração natalina entre os hotéis.
Já o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, destacou a força do setor hoteleiro fluminense, que demonstrou, em 2023, sua capacidade de inovar e cativar mais turistas. Ele realçou que os destinos fluminenses registraram contínuos aumentos de demanda, resultado de um trabalho de longo prazo que vem sendo desenvolvido por todos os players envolvidos no setor.
“Por meio de encontros de aproximação e diálogo com os órgãos públicos, promovemos capacitação e troca de experiências. Foram muitas reuniões de trabalho com representantes do turismo, nas esferas municipais e estadual, para melhorar as condições de crescimento do nosso setor. Comemoramos a volta da Abav e participamos ainda da Expo Rio Turismo, que colocou na vitrine nossos empreendimentos e destinos turísticos”, disse. Ele elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setur RJ na promoção do estado junto aos principais mercados emissores.
Paulo Michel agradeceu à equipe da ABIH-RJ, que se faz onipresente em diversas frentes e regiões, sempre em defesa dos interesses de nossos associados. “Este prêmio é um exemplo desta dedicação. Uma oportunidade para que empreendimentos de todo o estado apresentem suas boas práticas. O fato de termos tido um recorde de participações nesta edição, com 19 projetos de 16 empreendimentos, comprova que estamos no caminho certo”.