A empresa que possui fundo de investimento e tecnologia sueca e já atendeu mais de 100 mil passageiros quer conquistar seu espaço no mercado e se tornar referência no país
A Chalinga, uma OTA (Online Travel Agency) 100% nacional, desponta como uma das melhores soluções online para compras de passagens aéreas no Brasil. Com o objetivo de oferecer o melhor produto disponível, seja para viagens nacionais ou para o exterior, a empresa aposta em tecnologia para proporcionar uma experiência satisfatória e segura para o cliente.
Fundada em 2019, a empresa é uma das investidas do fundo de Venture Capital Sueco WebRock Ventures, com sedes em Estocolmo e São Paulo e que visa o desenvolvimento sustentável e socialmente responsável dos mais diversos negócios no Brasil, como a Finanzero, Qred, Olik, Lara e Score, que, ao lado da Chalinga, são exemplos de empresas de tecnologia que compõem o portfólio no país.
A plataforma já possui um portfólio com mais de 60 companhias aéreas, com grandes nomes do transporte aéreo nacional e internacional, como: LATAM Airlines, GOL, Azul linhas aéreas, Copa Airlines, Aerolineas Argentinas, American Airlines, Delta, ITA Airways, TAP, Taag, JAL, ANA, entre outros. Seu nome vem de um rio que nasce na cordilheira dos Andes e o símbolo é inspirado em um condor Andino, uma ave da América do Sul reconhecida por sua eficiência e sabedoria, o que reforça o compromisso da marca em ser dinâmica, competente e prática.
“A Chalinga é uma empresa nacional que atua no mercado brasileiro buscando entregar qualidade em atendimento e as melhores tarifas para os turistas viajarem com total segurança e suporte, caso precisem de qualquer apoio. Queremos nos tornar referência em excelência no atendimento, pois sabemos o quão difícil, muitas vezes, é para um turista encontrar ajuda no momento de desespero. Nosso maior objetivo é deixar nossos consumidores tranquilos e sabendo que, se compraram um produto conosco, eles terão em suas mãos exatamente o que solicitaram”, explica Fernando Tanaka, CEO da OTA.
Crescimento: consistência e fidelização de clientes
Desde sua fundação, a Chalinga demonstrou um crescimento notável, atestando sua trajetória de sucesso no setor de viagens. A empresa já atendeu mais de 100 mil passageiros e aumentou em cerca de 76% o número de clientes em 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado, o que corresponde a um incremento de 33% no faturamento. Para 2024, a expectativa é crescer em 50% seu faturamento (YoY), além de diversificar seu portfólio de produtos - contribuindo assim com a melhoria de suas margens.
“Nosso plano para conquistar espaço no mercado online é focar em nosso principal diferencial: o atendimento. Temos como prioridade oferecer uma jornada ‘friendly’ para nossos clientes, com assistência para o usuário durante toda a jornada de compra”, completa Tanaka.
Planos para o futuro
Comandada por Fernando Tanaka, que possui mais de 17 anos de experiência no setor de Turismo, a Chalinga pretende alçar novos voos, conquistando espaço no mercado brasileiro diversificando seu portfólio, oferecendo opções de seguros de viagens, hotelaria e demais produtos complementares à viagem.
Outra estratégia que a empresa pretende adotar é estar cada vez mais próximo às secretarias de Turismo, Convention Visitor Bureaus e demais órgãos que auxiliam na gestão dos destinos, para poder saber “o que” e “como” a OTA deve promocionar os destinos aos seus clientes.
A empresa pretende priorizar cada vez mais o atendimento de qualidade ao cliente, durante e no pós-compra, para garantir que os viajantes se sintam seguros na plataforma. “Observamos uma insegurança por parte dos consumidores em relação às agências online, dado os últimos acontecimentos e prestar uma consultoria de qualidade aos nossos clientes torna-se fundamental, ainda mais para uma empresa nova como a nossa, e que vende um produto intangível”, finaliza.
Para isso, a plataforma investe em soluções de atendimento, como o canal por telefone através do número (11) 5039-1356, com atendimento humanizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. A comunicação também pode ser feita pelo site ou pelo e-mail