O estande da Setur-BA na FIT abriga também parceiros do trade
A Feira Internacional de Turismo ( FIT) foi aberta, sábado (30), no espaço La Rural Buenos Aires, na capital da Argentina, e segue até terça-feira (3). O país portenho é o maior polo emissor de visitantes estrangeiros para a Bahia, representada no evento pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove os atrativos das 13 zonas turísticas baianas. Autoridades do setor, operadores e agentes de viagens e o público, que vai à feira em busca de novas experiências de lazer, são recebidos no estande da Setur-BA por uma baiana típica, atração que gera fila para as pessoas receberem a tradicional fitinha do Senhor do Bonfim.
“A baiana traz a atmosfera da cultura afro, um dos fortes atrativos do turismo étnico em nosso estado, que tem investido no incremento das atividades desse segmento, ligado à história e religiosidade do povo baiano”, pontuou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, visitou o estande da Bahia e falou sobre a negociação entre os governos federal e estadual e a Aerolíneas Argentinas, para a ampliação do número de voos de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro, na alta temporada. “A empresa aérea argentina deve anunciar, em breve, a ampliação de seis para oito voos semanais, ligando Buenos Aires à Bahia, no verão. Este ano, o Brasil conseguiu aumentar em 40% o número de voos internacionais, e vamos crescer mais”.
O estande da Setur-BA na FIT abriga também parceiros do trade, que fazem rodadas de negócios, como a gerente regional de vendas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Fernanda Moliterno. Ela ainda comemora a premiação do hotel, localizado na Costa dos Coqueiros, eleito o melhor resort de praia da América Latina, na edição 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas, iniciativa global que reconhece a excelência em serviços turísticos. “O destino Bahia está sendo muito valorizado pelos brasileiros e também pelo público internacional, com os novos voos para o estado. O Tivoli continua investindo para manter a alta qualidade no atendimento ao hóspede, que é feito em sua maior parte por trabalhadores do litoral norte baiano”.
Para Roxana Rivilli, CEO da operadora de turismo Mediterránea, sediada na cidade argentina de Córdoba, “a Bahia é um dos estados mais importantes no turismo do Brasil e o destino mais procurado pelos nossos passageiros, que vão em busca da diversidade oferecida, desde a cultura do Pelourinho às belezas naturais de Morro de São Paulo e outras praias, que estão entre as preferências dos nossos clientes”.