No Dia Mundial do Turismo, nesta quarta-feira (27), Setur destaca ações estratégias do governo estadual para desenvolver os segmentos
Entre as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado para fomentar o turismo no Pará, as áreas de turismo gastronômico e de natureza ganham destaque por meio das iniciativas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Nesta quarta-feira (27), é celebrado o Dia Mundial do Turismo.
"Nossa missão na Setur é fazer do turismo uma atividade geradora de emprego e renda, melhorando as condições de vida da população paraense e promovendo o desenvolvimento social sustentável em nosso território, localidades e comunidades. A base da nova economia de mercado no mundo é o turismo. E é fácil entender o porquê, sabendo que o turismo promove a circulação de pessoas e o fluxo de capitais”, explica Eduardo Costa, titular da Setur.
Na área gastronômica, a Setur atua na formulação e planejamento turístico da Rota do Cacau e Chocolate, na cadeia produtiva do cacau em Medicilândia; da Rota do Açaí, com a cadeia produtiva do açaí no estado; da Rota do Queijo do Marajó, com a cadeia produtiva do queijo no arquipélago; da Rota da Farinha, com a cadeia produtiva da farinha de Bragança; e a Rota Amazônia Atlântica, na Fazenda Bacuri, em Augusto Corrêa.
A Rota do Cacau e Chocolate, na Ilha do Combu, é outra opção de turismo gastronômico do Estado, e também de turismo de natureza, apoiada pelo governo estadual, por meio da Setur. Criada por Mário Carvalho e Izete Costa, mais conhecida como Dona Nena, a experiência mescla elementos culturais, gastronômicos e naturais, além de envolver saberes ancestrais, lendas, costumes, ervas medicinais, para apresentar a Ilha de forma mais autêntica.
Durante o passeio, o visitante pode conhecer as cadeias produtivas do cacau e chocolate, assim como as cadeias do cupuaçu, açaí, pupunha e de outros produtos. “Existem experiências 100% focadas em natureza, com caminhadas ecológicas, mostrando a conservação da biodiversidade e como ela é explorada em várias cadeias produtivas, como a do cacau. Quando entra na cadeia do cacau, sai de um turismo apenas de natureza e entra também no turismo gastronômico”, explica Carvalho.
Forma Pará
A oferta gratuita do curso de Gastronomia para vários municípios paraenses, por meio do Programa Forma Pará e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), é outra estratégia estadual que contribui para o incentivo do turismo gastronômico no Estado.
A coordenadora do curso, Bruna Almeida, ressalta que a culinária paraense desempenha um papel fundamental no turismo regional, por ser riquíssima em frutas, peixes e preparações autênticas, como a maniçoba e o tacacá.
“O governo do Estado apoia e incentiva a gastronomia amazônica através da oferta do curso, que é importantíssimo para a Região Norte, pois contribui com a sustentabilidade, por meio de práticas que valorizam a biodiversidade da Amazônia e os recursos naturais. Além de fortalecer o desenvolvimento social, econômico e empreendedor do Pará, com geração de renda e oportunidades de empregos”, pontua a coordenadora.
Ecoturismo - Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), a Setur utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural do Estado para incentivar o ecoturismo por todo o território paraense. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a estruturação de produtos e turismo em unidades de conservação, das trilhas de longo curso, da pesca esportiva, das praias, do programa Bandeira Azul (selo que premia praias de turismo), além da realização de qualificações para condutores de trilhas, caminhadas e observação de pássaros em todo o território estadual.
O Pará concentra cerca de 49% das atrações naturais da Amazônia, representados pelos rios, florestas, fauna e flora e possui cerca de 65% do seu território em áreas de conservação e comunidades tradicionais.
A Setur desenvolve políticas públicas que promovem a estruturação dos destinos, a melhoria da qualidade na prestação de serviços, obras de infraestrutura, sinalização turística e acessibilidade, bem como estratégias de marketing e de promoção junto aos principais mercados emissores nacionais e internacionais, com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva do turismo.