Além das exposições, o espaço tem uma área para a realização de palestras de variados temas
A Equipotel é reconhecida como um dos eventos mais importantes do setor de hospitalidade e turismo no Brasil, e a edição de 2023, que acontece até esta sexta, 22/09, no Expo Center Norte, promete ser ainda mais memorável com a introdução da Inn House Experience. O estande, que foi criado para representar uma guest house, combina inovação, tecnologia e hospitalidade de excelência e tem atraído a atenção dos visitantes da feira.
Um dos destaques da Inn House Experience é a exposição de tecnologia, onde os participantes poderão aprender sobre soluções mais avançadas para a indústria hoteleira. Desde sistemas de check-in automatizado até dispositivos de controle de quarto por voz, os visitantes poderão explorar como a tecnologia está transformando a forma como os hotéis operam e interagem com os hóspedes. O responsável por trazer as inovações nessa área é Júlio Ferreira, da MDF Technology, que diz como as novas gerações estão mais familiarizadas com as soluções tecnológicas e que a demanda por elas deve aumentar ainda mais. “Nós atendemos a sociedade como um todo. Onde você olhar hoje, todas as camadas da sociedade precisam da tecnologia”, completa, ressaltando que a empresa está há dois anos no ramo de hotelaria, mas que também atende outros segmentos.
O responsável pelo mobiliário exposto é Emiliano Morais, da Marcenaria Show, empresa referência no setor com grande sucesso, que está investindo cada vez mais no segmento hoteleiro. A Marcenaria fez uma parceria com a Duratex, fornecedora oficial da madeira, garantindo a qualidade das peças exibidas.
Outro destaque importante do estande é o trabalho moderno de design de interiores. A decoração e o ambiente de um hotel desempenham um papel crucial na experiência do hóspede, e a Inn House Experience oferece insights sobre as últimas tendências que proporcionam aos hóspedes uma experiência única e memorável. A responsável pelo projeto é a arquiteta Cris Paola, que utiliza técnicas de neuroarquitetura em seus projetos para tornar o ambiente mais acolhedor. Esse ano ela está repetindo a parceria com a Brazil Sales, empresa responsável pela idealização do espaço. “Eu acho que a Brazil Sales tem uma parte muito forte em trazer uma nova forma de hospedagem, de hotelaria. E vejo também as áreas turísticas começando a investir no próprio turismo brasileiro, onde a Brasil Sales também tem a possibilidade de fazer o crescimento e estar presente. Então eu acho muito bom estar junto com eles no projeto, desde a concepção, que é minha, mas até a realização, que é de todos”, conta Cris.
“Você sair de 35 metros quadrados para 300 metros quadrados traz um desafio dez vezes maior”, conta Marco Buonomo, CEO da Brazil Sales, ressaltando as dificuldades e superações para montar o estande para essa edição do evento. “É a realização não só de um sonho, mas de poder sair dessa feira com uma experiência bem diferente”, ressalta, comemorando os números preliminares de que 70% dos cadastrados na Equipotel têm interesse em conhecer a Inn House Experience.
Além das exposições, o espaço tem uma área para a realização de palestras de variados temas, que tratam desde o mercado de guest houses até a escolha de mobiliário para hotelaria. Essas sessões têm o intuito de ajudar os profissionais da área a se manterem atualizados e a se adaptarem às mudanças constantes do setor.
O mercado de guest houses
As guest houses, ou casas de hóspedes, oferecem uma alternativa aconchegante e intimista aos hotéis convencionais. São geralmente administradas por anfitriões locais, que locam os quartos ou a propriedade inteira, oferecendo serviços de hotel, como café da manhã e limpeza. Dessa forma proporcionam uma experiência mais personalizada e autêntica para os viajantes. Esses estabelecimentos são conhecidos por sua atmosfera acolhedora e atenção aos detalhes, tornando-os uma escolha popular para quem busca uma estadia tranquila e mais imersiva.
“Tem acontecido muitas transformações de propriedades em guest houses. É um mercado em crescimento. Tem um público hoje que, até os 35 anos, deseja não só se hospedar, mas vivenciar aquela região em que ele está comprando aquela hospedagem. Não é somente a experiência de passar uma noite ou alguns dias, é uma experiência mais imersiva”, conta Buonomo.
Marcelo Gomes, fundador da Rede Reserva e parceiro da Brazil Sales na Inn House, comenta sobre o início do negócio. “Eu acho que essa proximidade veio de forma muito natural devido aos nossos pensamentos estarem alinhados em relação ao modelo de negócio e em relação à hospitalidade”, diz. “O meu segmento sempre foi meio de hospedagem, casas de aluguéis de temporada, o do Marco, hotelaria. Então foi essa a fusão: da Brasil Sales com a Rede Reserva nasceu a Inn House, uma junção da minha expertise com a dele”, completa.
Sobre as vantagens das guest houses sobre as hospedagens tradicionais, Gomes explica: “Você alugando a casa inteira, você aluga só o final de semana ou só um feriado. Você alugando os quartos da sua casa, você aluga praticamente todos os dias. Então, é muito mais vantajoso”, finaliza.
Quem deseja conhecer a Inn House Experience pode conhecer o estande durante a Equipotel, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até esta sexta-feira.