O evento prossegue até domingo (17) no Parque de Exposições da cidade

O Prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado do secretário de Turismo de Campos, Hans Muylaert, participou na noite desta sexta-feira (15) da abertura da terceira edição do Festival Caminhos do Açúcar, na cidade de Cardoso Moreira.
 
 
O evento, que é realizado pelo Cidennf (Consórcio Público  Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense), com o objetivo de fortalecer o turismo em 22 municípios do Norte/Noroeste do Estado prossegue até  domingo (17) no Parque de Exposições da cidade com eventos culturais, difusão de roteiro turístico e city tour histórico e rural. Nas atividades desta sexta-feira foram entregues 30 Certificados de Roteirização para os municípios.
 
 
Recepcionado pela Prefeita de Cardoso Moreira, Geane Cordeiro Vincler; pela presidente do Cidennf, Fátima Pacheco e pelo secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana, Wladimir ressaltou a ligação geográfica e afetiva entre Campos e Cardoso Moreira e falou sobre a importância do fomento ao turismo para gerar empregos e renda que resulta em desenvolvimento econômico e social para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Wladimir conversou com prefeitos, presidentes de Câmaras e secretários de Desenvolvimento e de Turismo dos municípios de ambas regiões e também com dirigentes do Sebrae e Senac, parceiros do Cidennf no fomento do turismo. 
 
 
"Campos e Cardoso Moreira se comunicam muito bem, não apenas geograficamente, mas também afetivamente (Cardoso já foi o 14° distrito de Campos). Fiz questão de estar presente aqui pela importância do evento. Observo que as regiões Norte e Noroeste Fluminense estão vivenciando excelente safra de prefeitos e, por isso, temos que aproveitar esse momento para  unirmos esforços em prol do desenvolvimento do turismo que gera emprego e desenvolvimento. Quero parabenizar ao Cidennf pela organização do Festival que contribui para o desenvolvimento do turismo que vai gerar empregos e riquezas para o Norte e Noroeste", enfatizou o Prefeito Wladimir Garotinho.
 
 
O secretário de Turismo de Campos, Hans Muylaert, ressaltou o potencial dos 22 municípios que integram o Consórcio Público de municípios para a indústria do turismo. 
 
 
“Temos 300 quilômetros de rota turística e a programação do Festival de Turismo Caminhos do Açúcar é elaborada levando em conta o produto turístico que cada município tem para ser apresentado na formatação do projeto. A parceria do Cidennf com o Sebrae e com o Senac faz a capacitação de agentes para promover o turismo em cada município. Aqui, devido às similaridades, esse trabalho é realizado de forma conjunta para formação qualificada de pessoas de Cardoso Moreira e Italva com a realização de oficinas e workshops, a exemplo de hoje, com técnicos especializados do Cidennf, Sebrae, Senac e Emater. Essa qualificação se estende gradativamente aos municípios do Noroeste, como Aperibé, Bom Jesus, Cambuci, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai”, informou Hans Muylaert.
 
 
A presidente do Cidennf, Fátima Pacheco, que é prefeita de Quissamã, destacou que "o Consórcio tem o tamanho e importância que conquistou por causa do empenho e boa gestão dos prefeitos que lutam pelo desenvolvimento integrado. Quando se tem um propósito é possível vencer as dificuldades impostas pela falta de recursos nas prefeituras. Mas, em breve, o Brasil e o mundo vão falar muito mais dos municípios do Norte e Noroeste do Rio" apregoou Fátima numa referência ao incremento do turismo nos 22 municípios de ambas regiões que começam a ser preparados para entrar no radar de 12 mil Agências de Turismo do Brasil que interage com turistas brasileiros e estrangeiros.
 
A prefeita de Cardoso Moreira, Jeane Vincler enalteceu a união entre os prefeitos.
 
 
"Agradeço a todos por estarem aqui. Obrigada à presidente do Cidennf, Fátima, por lutar em Brasília em favor dos municípios do Consórcio. Faço agradecimento especial ao Prefeito Wladimir que tanto tem ajudado a Cardoso Moreira e parabenizo pelo que tem feito pelo povo de Campos, com tantas realizações”, declarou a prefeita Jeane.
 
O gerente Regional Norte do Sebrae-RJ, Guilherme Reche considera o projeto de fomento ao turismo por meio de Festival como “espetacular” pela eficácia. 
 
“Considero o projeto espetacular porque está dando protagonismo aos municípios de forma organizada com dinâmica muito boa, dinamizando a cultura e economia regional, a partir das ações locais que culmina com o desenvolvimento integrado. O Sebrae é parceiro neste projeto e tem contribuído com os entes envolvidos. Por isso, o Cidennf está de parabéns”, pontua Guilherme Reche que destaca avanço importante para o turismo de ambas regiões a partir de dezembro quando será apresentado o Plano Estratégico Regional do Turismo para 2024. Neste particular Campos se destaca por já possuir o Plano Diretor Estratégico.
 
O coordenador Regional de Relacionamento Corporativo do Senac Norte/Noroeste, Ricardo dos Santos, classifica a realização dos Festivais Caminhos do Açúcar como “de grande importância para o desenvolvimento do interior do Estado do Rio.
 
“A realização dos Festivais Caminho do Açúcar configura importante estratégia para fomentar o turismo no interior do Estado do Rio e fortalecer esse segmento tão importante para a economia. O Senac é parceiro neste projeto e nesta terceira edição já vejo avanços significativo. Estamos participando com qualificação para os municípios ter força de trabalho capacitada para recepcionar bem turistas nos segmentos considerados porta de entrada dos turistas, que são os hotéis, pousadas e restaurantes. Por isso, estamos qualificando pessoas para segmentos da hotelaria e gastronomia para atender as demandas que vão crescer com o desenvolvimento do turismo", concluiu Ricardo dos Santos.