Seminário de Turismo de Altamira revela perspectivas de crescimento para a cidade e região do Xingu.
O Centro de Eventos Vilmar Soares em Altamira foi palco do I Seminário de Turismo de Natureza de Altamira, evento aberto ao público promovido pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O evento reuniu representantes do Governo Federal, do Estado e do Município, assim como instituições e profissionais renomados do setor de turismo.
O objetivo principal do evento é construir um diálogo produtivo com o setor turístico e a sociedade em geral sobre o desenvolvimento sustentável e o turismo de natureza nas regiões do Xingu e Transamazônica. Além disso, o evento busca explorar o vasto potencial econômico e cultural de Altamira, destacando sua beleza natural deslumbrante.
Durante o primeiro dia do seminário, foram discutidos temas cruciais relacionados ao turismo, como turismo de aventura, ecoturismo, uso sustentável de atrativos naturais, atividades de preservação de aves e a conservação dos espaços naturais em Altamira. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, promovendo uma visão mais abrangente sobre o turismo na região.
Entre os participantes do primeiro dia estava a representante do Ministério do Turismo Ana Carla Moura, que esteve pela primeira vez no município e destacou a preservação como um importante aliado para promoção do turismo. “Eu vejo toda preocupação com a sustentabilidade, com a fauna e a flora, tudo isso é propício para desenvolver atividade turística. Estamos sempre trabalhando a importância da gestão, para que os gestores tenham a preocupação de ouvir cada vez mais as suas comunidades”, disse.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), Bruno Omori, destacou o enorme potencial da cidade de Altamira e da região do Xingu para o Turismo. “Altamira tem um grande potencial do ponto de vista econômico, social e tem também uma beleza natural maravilhosa. Podemos trazer pessoas do mundo inteiro para conhecer a maravilha de Altamira. Quero congratular a iniciativa da Prefeitura de Altamira por fazer esse seminário com pessoas e expertises diferentes, mostrando todo o potencial de Altamira”, declarou.
A secretária de turismo de Altamira, Eliana Couto, destacou a realização do Seminário de Turismo de Natureza como uma forma de conscientizar a sociedade para esta importante atividade que garante retorno econômico. “Nosso objetivo com o seminário é desenvolver e despertar o interesse das pessoas na atividade turística. Na atividade, você aborda vários segmentos e fomos buscar quem tem conhecimento e técnica que possam acrescentar ao município. Isso tudo para nós é de extrema importância e queremos dar um banho de conhecimento sobre o que o turismo proporciona. Nós queremos ver Altamira como capital turística da Transamazônica e do Xingu”, afirmou.
O I Seminário de Turismo de Natureza de Altamira continua nesta quarta-feira (13), de 8h às 18h, enriquecendo as discussões sobre o futuro do turismo na região, destacando o potencial de Altamira como um destino turístico de destaque e promovendo a importância da sustentabilidade em todas as atividades relacionadas ao turismo, com discussões que abordarão temas como as expectativas para o transporte aéreo de Altamira, soluções de empreendedorismo oferecidas pelo SEBRAE para o desenvolvimento do turismo, políticas de incentivo ao esporte e ações desenvolvidas pela concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. O evento conta com o apoio da Norte Energia, Azul Linhas Aéreas e Sebrae.