Com roteiros que vão do rural aos negócios, Piracicaba também se destaca pelas festas que atraem mais de 100 mil visitantes
O Estado de São Paulo reconheceu mais uma cidade com condições para acolher bem o visitante. Trata-se de Piracicaba, classificada como Município de Interesse Turístico (MIT), de acordo com Lei 17.740 publicada no Diário Oficial do Estado de SP nesta terça-feira, 5.
A Rua do Porto é o retrato da memória de cidade, conservando a tradição ribeirinha e a história local. Aos finais de semana, o calçadão da Rua do Porto fica repleto de pessoas interessadas pelo seu centro gastronômico que inclui o tradicional Peixe no Tambor, o prato típico da cidade deste MIT.
Outro atrativo disputado é o Elevador Turístico Alto do Mirante, construído sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, com 24 metros de altura, que oferece vista panorâmica do Rio Piracicaba e de parte da cidade. O destino também inclui roteiros rurais e de negócios.
Há festas tradicionais como a do Divino Espírito Santo, que acontece desde 1826; a do Milho Verde, com shows sertanejos e conjuntos folclóricos; a das Nações, que atraem mais de 100 mil pessoas; e a de São João Tupi, tradicional festa realizada na noite de São João.
A hotelaria de Piracicaba oferece mais de 3.500 leitos, além de 250 estabelecimentos voltados à gastronomia local, regional e até internacional. “Para se tornar um MIT, o município deve preencher critérios como um Conselho Municipal de Turismo”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.