Na próxima temporada, a Bahia chegará ao segundo recorde consecutivo nas operações de cruzeiros marítimos.

Evento que tem como um dos principais objetivos fomentar a indústria e a atividade náuticas baianas, o 2º Congresso Náutico da Bahia é realizado até esta sexta-feira (1º), no terminal marítimo de Salvador. O evento, que tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reúne empresários do segmento em palestras sobre temas como sustentabilidade, economia azul, novas tecnologia e meio ambiente. 

 

“O turismo tem entre as suas finalidades atrair recursos para os destinos. Quando nos associamos à iniciativa privada para a realização de um congresso como este, é para fortalecer o empresariado baiano na atividade náutica, para que possamos movimentar ainda mais a economia do estado”, declarou titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

 

“O apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA, é imprescindível para realizarmos este evento, contribuindo muito para as empresas, que permanecem gerando receita, renda e emprego”, ratificou Hugo Leonardo Assis, organizador do congresso. 

 

Para o empresário e presidente da Associação Náutica da Bahia, Santiago Campo, “eventos como este movimentam o mercado e geram oportunidades de negócios para o empresariado baiano, além de trazer informações e novidades na área de tecnologia”. 

 

“A Bahia ganhou muito com o Prodetur. Várias marinas foram construídas e reformadas pelo Governo da Bahia e isto é muito bom e gera oportunidades para empresas do estado”, ressaltou o empresário Miguel Jacob. A Setur-BA é responsável pelo programa que realizou 11 intervenções náuticas na Baía de Todos-os-Santos, visando ao desenvolvimento da região. 

 

Cruzeiros marítimos - Na quarta-feira (30), Maurício Bacelar também participou do 5º Fórum Clia Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, em Brasília e compôs o painel “Promoção e atração no mundo dos cruzeiros”. “Investimos na promoção da Bahia também voltada para o segmento de cruzeiros marítimos, que movimenta a cadeia dos serviços turísticos em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Aqui também prospectamos novas operações, em destinos baianos como Itaparica, Morro de São Paulo, Maraú e Itacaré”, disse Bacelar. 

 

 

 

 

 O salto será de 400 mil cruzeiristas, na temporada 2022/23, para 440 mil, um incremento de 10% no fluxo de visitantes. Além disso, Salvador se consolida como porto de embarque, o que significa aumento no tempo de permanência do passageiro na cidade.