Músico petropolitano participou no The Royal Edinburgh Military Tattoo, festival de bandas marciais realizado anualmente em Edimburgo, capital da Escócia.
Petrópolis esteve bem representada no The Royal Edinburgh Military Tattoo, festival de bandas marciais realizado anualmente em Edimburgo, capital da Escócia, na esplanada do Castelo de Edimburgo, que aconteceu neste mês de agosto. É um dos maiores espetáculos do Reino Unido.
Após participar de um processo seletivo no começo de 2023, o petropolitano José Antônio Martins Reys conquistou uma das três vagas pra Drum Major, ou líder de banda marcial. As vagas são disputadas por pessoas de todo o mundo e, este ano, representantes de 18 países foram selecionados.
José iniciou sua trajetória na Banda Marcial Wolney Aguiar, sediada no colégio D. Pedro II (Cenip), em 1999, e hoje é também componente da Banda Brasil Caledônia, de São Paulo. É o primeiro petropolitano a estar na linha de frente como Drum Major do evento, que conta com cerca de 320 componentes entre gaitistas e percussionistas.
Mais de 250 mil pessoas de diversos países assistiram às performances este ano. O petropolitano, assim como os outros brasileiros que compõem a delegação, se disseram honrados de ter levado a bandeira do país ao Tattoo e vê-la tremulando com os ventos do Castelo ao lado de tantas outras.
No dia 07 de setembro José Reys volta a Petrópolis para se apresentar à frente da Banda Marcial Wolney Águiar, sob o comando de Silvio Tesch, no desfile cívico que ocorrerá no centro da cidade de Petrópolis.