Projeto também impacta na identificação dos munícipes com seus atrativos turísticos
Apresentar aos alunos da rede municipal de ensino uma experiência sustentável e diferenciada de contato com os animais e a natureza nas instalações do Hotel Portobello Resort & Safári. Esse é o objetivo do projeto de Educação Ambiental “Circuito Ecológico: Que Bicho é Esse?”, iniciado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mangaratiba nesta terça-feira (22). A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e é totalmente custeada através de compensação ambiental.
Cerca de 40 estudantes do 5º ano da escola Nossa Senhora das Graças, de Muriqui, deram o ponta pé inicial ao projeto e participaram de uma visitação guiada ao Safari do hotel, onde puderam aprender sobre a importância da preservação da fauna para a manutenção do meio ambiente e sua biodiversidade, de forma didática e interdisciplinar.
O projeto atenderá 1.000 alunos, do 4º ao 9º ano do fundamental, que durante as visitas serão acompanhados por profissionais capacitados para instruí-los sobre os animais, seus costumes e habitat.
Segundo Shayene Barreto, secretária de Meio Ambiente, o projeto foi criado com a expectativa de apresentar aos alunos uma experiência diferenciada.
“O contato direto com diversas espécies e a oportunidade de aprender de uma forma mais atrativa e divertida, além de contato com a mata atlântica, é muito enriquecedor. Esse projeto reforça o compromisso do prefeito Alan Bombeiro com a preservação da natureza e com as crianças que são o futuro do nosso planeta”.
A secretária de Educação, Brena Maia, também comemora a conquista para os alunos.
“Nós educadores entendemos que o processo de ensino aprendizagem se dá através do que a criança vivencia. A gente fala muito sobre educação ambiental, sobre conscientização, e poder oferecer esse conhecimento na vivência é maravilhoso”.
A ação também contou com a presença do proprietário do PortoBello, Carlos Borges, e de diversos secretários municipais.