Com a mudança, Banda de Ipanema e Simpatia vão precisar de novo aval dos Bombeiros 

A Banda de Ipanema e o Simpatia é Quase Amor precisarão entrar com novos processos de regularização junto ao Corpo de Bombeiros caso a decisão do prefeito Marcelo Crivella de alterar o horário dos desfiles seja mantida. A medida pode inviabilizar os desfiles dos tradicionais blocos de Ipanema considerando o prazo mínimo exigido em lei para a avaliação do órgão. Segundo a legislação estadual, eventos de grande porte — com mais de 20 mil pessoas — precisam dar entrada com antecedência mínima de 70 dias nos requerimentos de autorização junto ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não foi informado oficialmente sobre a alteração dos horários de desfile. "Caso haja mudança no cenário já aprovado pela corporação, será necessário novo processo de regularização dos blocos afetados junto à instituição conforme prevê a legislação vigente", diz trecho da nota da corporação.
"Reforçamos que a avaliação técnica da corporação diz respeito à segurança contra incêndio e pânico. Logo, além da infraestrutura do bloco em si, é feita uma análise do horário e do espaço (local do desfile), por exemplo, quanto à capacidade de recepção do público previsto. As informações do cadastro da Riotur também são levadas em consideração antes da emissão da autorização", informou o Corpo de Bombeiros.
Segundo os próprios blocos, Simpatia é Quase Amor e Banda de Ipanema já contam com a autorização definitiva para desfile, obtida após o aval da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O carnaval de 2020 será o 36° do Simpatia É Quase Amor. O bloco desfilará pelas ruas do bairro às 16h dos dias 15 (sábado anterior ao fim de semana de carnaval) e 23 (domingo de carnaval). Já a Banda de Ipanema de Ipanema sairá sairá nos dias 8, 22 e 25, às 17h.
Com informações do Jornal O Globo