A iniciativa poderá ser utilizada neste domingo, no Porto de Santos
A partir do próximo domingo (12), embarcar ou desembarcar em um cruzeiro vai ficar mais fácil. Além dos documentos normalmente exigidos, o cruzeirista precisa ter em mãos, devidamente preenchido, o “Pré-Cadastro Migratório” formulário que está disponível no site da Polícia Federal.
A Polícia Federal, a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a Costa Cruzeiros, a MSC Cruzeiros e a Pullmantur acabam de lançar, em parceria, um Guia ilustrado que, além de estimular a antecedência, mostra, em passos simples, a grande novidade: como fazer esse Pré-Cadastro Migratório e levá-lo preenchido em formato de QR Code ou até mesmo impresso, sendo válido para saídas e retornos ao país. No momento, a ação poderá ser utilizada apenas no Porto de Santos, mas o plano é estendê-la para todo o Brasil, gradativamente.
“Uma viagem tranquila e bem-sucedida começa com um bom planejamento e organização, e isso também envolve a documentação necessária para o embarque. Acreditamos que esse Guia facilite e estimule as pessoas a usarem essa tecnologia simples e eficaz, que está disponível a todos. Ter o documento preenchido e o QR Code gerado no próprio celular, ou até impresso, com certeza vai gerar uma economia significativa de tempo, que poderá ser aproveitado melhor entre todos os atrativos que uma viagem de navio proporciona”, disse o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz.
É importante salientar que é necessário ter bastante atenção no preenchimento, pois dados errados invalidam o formulário, inclusive informações como as datas de saída e de entrada. Outro quesito importante é que o pré-cadastro pode ser feito com, no máximo, 2 dias de antecedência.
O uso do QR Code não dispensa a necessidade de levar o passaporte ou RG originais emitidos nos últimos 10 anos. Outros documentos, como carteira de habilitação, OAB, entre outros, não são válidos. Menores de 18 anos continuam com as exigências de autorizações e documentos que devem ser apresentados aos agentes da Polícia Federal. Mais detalhes sobre a documentação necessária, acesse o “Guia de Boas Práticas para Cruzeiristas” da CLIA Brasil.