Durante a participação na feira JATA, a Embratur apresentou novidades do setor e deu ênfase a segmentos preferidos pelo turista japonês
A nova programação visual, as campanhas promocionais e o Ecoturismo brasileiro estiveram em destaque na Tej Tourism Expo Japan (JATA), feira que está na agenda de promoção da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realizada de 24 a 27 de outubro em Tóquio. Além disso, os diretores de Marketing e Relações Públicas e de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto, Osvaldo Matos e Katja Becker, apresentaram a isenção de vistos para os japoneses que desejam visitar o Brasil e se reuniram com as principais operadoras de turismo do país.
De acordo com o diretor Osvaldo Matos, o estande do Brasil se destacou entre os demais concorrentes. “Com uma nova programação visual, que deu ênfase às cores da bandeira brasileira, o público da feira foi atraído pelas apresentações culturais, degustação da gastronomia, que representou as regiões brasileiras, e os destinos de Ecoturismo que marcaram presença. Este que é um dos segmentos que mais chamam atenção do turista japonês”, afirmou o diretor.
Os representantes da Embratur se reuniram com as principais operadoras de turismo do Japão. “Durante os encontros, o trade japonês se comprometeu a divulgar as novas ações do Instituto, em especial o ´Rei do Brasil´, e elogiou a isenção de vistos, aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro. Eles estão com boas expectativas e querem mais informações, com materiais promocionais, por exemplo, sobre a medida”, disse Osvaldo.
Destaque para a reunião com a JTB, a maior operadora de turismo do Japão. Os representantes da empresa sugeriram a realização de press trips e famtours com jornalistas e agentes japoneses por parte da Embratur. Eles fizeram um balanço e apresentaram o perfil do turista do Japão. Segundo o diretor Osvaldo Matos, a operadora sugeriu ações voltadas para jovens, que estão terminando o colegial e a faculdade, pois eles veem o Brasil como um “país alegre, de festividades populares importantes de resgate da cultura”. “Além disso, propuseram iniciativas que envolvam os familiares de moradores japoneses que vieram para o Brasil, com o objetivo de incentivar uma viagem da saudade e, com isso, promover o turismo brasileiro”, completou o diretor da Embratur Osvaldo Matos.
O estande do Brasil foi composto por representantes dos destinos de Foz do Iguaçu, Manaus, Ilhabela e Amazonas. Além dos diretores, as servidoras da Embratur Rosangela Duso e Waldineia Brasil estiveram presentes no evento. Estiveram reunidos, também, com representantes do SECOM (Setor de Promoção Comercial e Investimentos) da Embaixada do Brasil em Tóquio.