Evento tem o intuito de ampliar a força do trade turístico
A cervejaria Koch Bier sediou, nesta quarta-feira (3), o lançamento do 3ª Salão de Turismo dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. O local foi incluído durante a realização da Feira Paraná,
que acontece de 13 a 22 de setembro. O objetivo do evento é apresentar ao trade turístico as novidades da terceira edição e estimular a participação dos municípios e empresários do setor na região dos Campos Gerais.
O Salão é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur), do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB) e da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae/PR.
Durante o evento, o secretário de Turismo, Edgar Hampf, destacou as características únicas do turismo na região e evidenciou a importância do Salão que, segundo ele, é a maior vitrine do setor nos Campos Gerais.
“Estamos próximos a um aeroporto internacional, ao Porto de Paranaguá e a poucos quilômetros da capital, o que torna Ponta Grossa, com seus produtos turísticos de excelente qualidade, um ponto estratégico no Paraná. Nesse sentido, entendemos que a inclusão do Salão de Turismo durante a realização da Feira do Paraná, é uma oportunidade ímpar para que a população local e regional tenha acesso aos produtos, operadores e prestadores de serviço, facilitando a tomada de decisões, incentivando novos negócios e, por consequência, ampliando a força do trade turístico de Ponta Grossa e região”, ressalta.
A presidente da Adetur, Wagnilda Minasi, apresentou uma prévia do Salão de Turismo dos Campos Gerais, que prevê 250 mil visitantes em 10 dias de evento. “O objetivo é promover os atrativos e equipamentos turísticos dos Campos Gerais de forma inovadora, com visitas programadas, gerando oportunidades de negócios para os participantes”, conta. Segundo ela, os municípios poderão elaborar um roteiro de um dia que será “degustado” pelos visitantes do Salão. “O roteiro pode ser vendido, com preço subsidiado pelo Salão, para que o visitante possa sair do evento e voltar no mesmo dia. É a possibilidade de oferecermos o turismo de experiência”, antecipa Minasi.
A presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Thaís Pius, destaca que o salão, mais uma vez, reunirá o que há de melhor no turismo regional. “Neste ano o evento será maior e a expectativa é mais pessoas estimuladas em conhecer nossos atrativos turísticos, provar nossa gastronomia, levar um souvenir gastronômico quando retornarem para casa e assim, a partir da sua experiência conosco, divulgarem a região e, claro, quererem voltar”, afirma a presidente.
No Salão, a regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, ofertará workshops e palestras sobre os temas gastronomia, mercado cervejeiro e tendências no setor de turismo. “O propósito é estimular novas oportunidades de negócios e inovação, fortalecendo também a competividade das empresas do trade e a importância do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná”, diz a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.
Na região dos Campos Gerais, somente no ano passado 24 empresas receberam o selo, chancela que incentiva a melhoria da competitividade e reconhece empreendimentos que investem em gestão e qualidade. O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.
“O trabalho com a competitividade dos destinos turísticos será fortalecido no Salão de Turismo, incentivando que municípios e empresas ofertem e comercializem roteiros planejados, fortalecendo negócios, benchmarking e acesso a mercado”, comenta a consultora.