O Ministério do Turismo participou do momento, que marca também a passagem das atividades para a próxima edição do maior evento sobre mudanças climáticas do mundo, que acontecerá no ano que vem, em Belém no Pará.

Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, a chefe de gabinete do MTur, Janara Braga, participou, nesta quinta-feira (28.11), de um ato simbólico de plantação de Ipês no Parque da Cidade, em Brasília, promovido pela Embaixada do Azerbaijão. O momento marca o encerramento da edição da COP29, sediada na capital do país, Baku e também a passagem das atividades do maior evento de mudanças climáticas do mundo, que no próximo ano acontecerá na cidade de Belém no Pará. Foram plantadas 29 mudas da árvore, representando a edição da conferência em 2024.

O plantio das mudas simboliza a continuidade dos esforços globais em prol da sustentabilidade, como falou a chefe de gabinete. “Esse ato reforça o compromisso com soluções justas e inclusivas para enfrentarmos os desafios climáticos que afetam o planeta. O fim da COP29 deixa um legado e uma responsabilidade para o Brasil em sediar esse evento que discute o nosso futuro, a nossa existência”, afirmou.

O embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, reforçou o simbolismo do momento. “Agora, como símbolo dessa amizade [entre os dois países] e do papel do Brasil na transição da COP29, para presidência brasileira da COP 30, decidimos fazer esse gesto para marcar essa passagem”.

A transição para a COP30 no Brasil deve ser mais do que um evento climático; será um chamado para uma transformação global, com foco na valorização das florestas tropicais, na transição justa para uma economia verde e na liderança das comunidades indígenas e locais, cujos conhecimentos são cruciais para a conservação ambiental.