Exposição e venda de artesanato indígena no Instituto Caminho da Roça.
Nesta sexta-feira, 15 de novembro, a partir das 11 horas, o Instituto Caminho da Roça e o Espaço Colaborativo, no centrinho de Secretário, farão um evento muito especial :
Exposição e Venda de Peças de Artesanato da Etnia Wauja, do território do Xingu, na Amazônia. Estará presente o cacique Akari da aldeia Tepepeweke e é uma oportunidade única para apreciar e adquirir peças exclusivas, além da interação direta com os artesãos.
Os Wauja são os ceramistas tradicionais do Alto Xingu, muito conhecidos por suas panelas de vários formatos, com grafismos característicos. Além das cerâmicas, também confecciona lindas pulseiras de miçanga e bancos de madeira.
Esta é mais uma iniciativa do Instituo Caminho da Roça (ICR), uma organização social sem fins lucrativos, ponto de cultura, sediado em Secretário, Petrópolis. A organização tem atividades nas áreas de cultura, educação socioambiental e empreendedorismo e economia criativa. São 150 alunos e um coletivo de 30 mulheres com aulas gratuitas de violão, violino, violoncelo, viola caipira, sanfona, piano, canto coral e capoeira. Também criou com os alunos uma Orquestra Caipira e oferece aulas de educação ambiental, inclusão digital e fotografia.