Rodas de conversas acontecem nos dias 13, 18, 19 e 20 de novembro e público que almoçar no espaço vai poder acompanhar.

Com o intuito de colaborar com as pautas e sugestões que serão debatidas no G20 e no G20 Social, eventos que reúnem os principais líderes globais, que acontecem no Rio neste mês de novembro, a Gastromotiva elaborou um Communiqué que será entregue para esses líderes, elencando alguns temas e algumas sugestões preponderantes para a erradicação da fome e da pobreza, na visão da organização, cujo principal objetivo é reconhecer as cozinhas como agentes fundamentais na transformação social, desenvolvimento sustentável e combate à fome.

O documento foi desenvolvido a partir da escuta realizada no evento “Encontro Comunidade Gastromotiva - A Cozinha Como Polo Transformador de Territórios”, ocorrido em setembro, onde mais 55 cozinheiros sociais e líderes comunitários da organização, vindos de todo o Brasil e da Cidade do México, se reuniram no Rio de Janeiro para uma série de jornadas de aprendizado, workshops e fóruns. Nesse Communiqué, os temas sugeridos a serem desenvolvidos, considerando a cozinha com um forte agente de transformação, são Desenvolvimento territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Preservação Cultural e Identidade local e Mercado de trabalho e oportunidade.

Além do documento, para a instituição ser ainda mais participativa no calendário do grande evento, nos dias do G20, a Gastromotiva vai promover rodas de conversas em seu Refettorio. Logo, nos dias 13, 18, 19 e 20 de novembro, quem for almoçar no Refettorio Gastromotiva, além de contribuir para custear os jantares solidários vai assistir a debates de temas como erradicação da fome, sustentabilidade, preservação da cultura, entre outros presentes na agenda do G20 edo G20 Social.

“Mais uma vez, a Gastromotiva cumpre o seu papel enquanto organização social e promove essa iniciativa em seu Refettorio, além de enviar um relatório que foi elaborado minuciosamente, desde setembro. Portanto, convidamos a todos para almoçarem no nosso Refettorio nos dias do G20, para participarem desses debates e rodas que visam colaborar com a transformação social necessária”, disse Antonio Luis Ribeiro, especialista de projetos da Gastromotiva.

Essas rodas de conversa, que começam às 14h todos os dias, contarão com falas de alguns dos próprios cozinheiros sociais da organização, que participaram do Encontro Comunidade Gastromotiva.

No dia 13 de novembro, quem vai falar é a cozinheira social Rafaela Antunes, da Cozinha do Arrocha, do Vidigal, sobre o tema Desenvolvimento Territorial; dia 18, é a vez de Magno Roza, da EMATER de Itaguaí, com o tema Sustentabilidade e Meio ambiente; dia 19, Clezia Santos da Sim Eu Sou o Meio, de Belford Roxo, sobre o tema Mercado de trabalho e oportunidade; e no dia 20, quem fala é Roberto Gomes do Quilombo da Gamboa, sobre Preservação Cultural e Identidade local.
  
 
Serviço
Rodas de Conversa: Gastromotiva no G20 Social
Data: 13, 18, 19 e 20 de novembro  
Local: Refettorio Gastromotiva  
Horário: a partir das 14h  
Valor da refeição completa: R$ 45  
Endereço: Rua da Lapa, 108 – Lapa, Rio de Janeiro
 
 
13 de novembro
14h - Tema "Desenvolvimento Territorial" convidada especial Rafaela Antunes (Cozinha do Arrocha)

18 novembro
14h - Tema "Sustentabilidade e Meio ambiente" com convidada especial Magno Roza (EMATER Itaguaí)
 
19 de novembro
14h - Tema "Mercado de trabalho e oportunidade" com convidada especial Clezia Santos (Sim Eu Sou o Meio, de Belford Roxo)
 
20 de novembro
14h - Tema "Preservação Cultural e Identidade local" com chef Roberto Gomes (Quilombo da Gamboa)